Brasil CineMundi - International Coproduction Meeting

O ano de 2019 é de celebração para o Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting - o evento de mercado do cinema brasileiro chega a sua 10a edição de 17 a 22 de setembro. Consolidado como ambiente de mercado e plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro em intercâmbio com o mundo, o evento faz a conexão entre a produção brasileira e a indústria audiovisual. Reúne anualmente dezenas de profissionais do audiovisual que vêm exclusivamente ao Brasil para participar do evento, conhecer e fazer negócios com futuros projetos de cinema brasileiro em longa-metragem.

Ao longo de sua trajetória, o Brasil CineMundi tem registrado resultados expressivos que favorecem a formação, o trabalho, a articulação de profissionais e a inserção do cinema brasileiro no mercado global. Diversos projetos apresentados nas edições anuais do evento se tornaram filmes, estrearam nas telas no Brasil e em festivais internacionais,  outros firmaram parcerias de coprodução e diversos filmes finalizados tiveram suas sessões de pré-estreias nas edições da Mostra CineBH.

O programa é também uma ferramenta de treinamento  de profissionais audiovisuais sobre as tendências no cinema contemporâneo e a inserção no mercado internacional. Uma iniciativa que amplia o diálogo entre as culturas, a expansão de mercados, as fontes alternativas de financiamento e o contato com profissionais de outros países.

Com o foco na produção brasileira em uma perspectiva mais autoral, o Brasil CineMundi integra a programação da 13ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, que coloca a capital de Minas Gerais no centro do diálogo entre o cinema  brasileiro e o mercado audiovisual.

Nesta edição, foram inscritos 135 projetos brasileiros de longa-metragem em fase de desenvolvimento. Destes, 22 projetos foram selecionados, sendo 10 projetos para participar da categoria CineMundi. Além disso, foram selecionados seis projetos de documentário para participar do DocBrasil Meeting, categoria lançada em 2014 e que tem programação focada no cinema documentário. E foram selecionados seis projetos na categoria Foco Minas, cujo objetivo é expandir a presença de projetos mineiros e  garantir a participação e credenciamento nas reuniões e consultoria internacional promovidas pelo Brasil CineMundi.

Os  projetos selecionados são oriundos de seis estados brasileiros (BA, CE, ES, MG, PE,  RJ, RS, SP). Eles participam de consultorias, do programa de formação e de reuniões individuais (one-on-one meetings) com convidados nacionais e internacionais especializados e interessados em estabelecer parcerias e negócios contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento dos projetos e a ampliação da coprodução internacional.

Profissionais de 16 países marcam presença no 10º Brasil CineMundi que oferece uma programação diversificada. Além das rodadas de negócios e consultorias aos projetos selecionados, o evento promove exibições de filmes, atividades focadas no desenvolvimento profissional do setor audiovisual, através da oferta de atividades e ações de difusão, formação técnica e formação de público. Serão promovidos debates, painéis, diálogos audiovisuais, masterclasses, laboratórios, estudos de casos, workshops, agenda de relacionamentos. .

Agradecemos aos nossos parceiros, profissionais da cultura e do audiovisual que possibilitam esta realização, à imprensa, ao público, aos diretores e aos produtores por sua participação. A soma dos esforços é um bem supremo e necessário para construir novos caminhos e sonhos.

O cinema reflete a imagem de cada país e, portanto, deve ser livre.

E para todos os que participam desta edição, mãos à obra!

Maior e mais convicto de seu papel – ser um espaço e plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro em intercâmbio com o mundo, através de parcerias e acordos de cooperação internacional, promoção de encontros de negócios e investimento em formação profissional.