PAINEL - ENCONTRO COM PROGRAMADORES DE FESTIVAIS INTERNACIONAIS


Diálogos e Encontros Audiovisuais

Data: 26/08 | sábado
Hora: de 11h às 12h30
Hora: 11h
Local: Sesi Museu de Artes e Ofícios | 2º andar

Programadores de três importantes festivais audiovisuais da Europa marcam presença no evento para conhecer projetos, filmes e profissionais brasileiros que atuam no setor audiovisual, além de apresentar relatos, experiências e o perfil de cada festival visando estabelecer rede de contatos e conexões.


INTERNATIONAL DOCUMENTARY FILM  FESTIVAL AMSTERDAM | HOLANDA
IDFA é um proeminente festival de documentários mundial, combinando um ambiente descontraído com excelentes oportunidades de negócios. O festival atrai uma grande audiência com seu programa de cinema diversificado, incluindo várias estreias e os desenvolvimentos digitais mais recentes no DocLab IDFA. Os programas da indústria do IDFA atraem mais de 3.000 convidados profissionais a cada ano: Fórum IDFA - mercado de co-financiamento, Docs for Sale - mercado de documentários, IDFAcademy - programa de treinamento e o IDFA Bertha Fund.

SEMAINE DE LA CRITIQUE (CANNES) | FRANÇA
Criada em 1962 pela União Francesa de Críticos de Cinema, como uma seção paralela do Festival de Cinema de Cannes, La Semaine de la Critique – A Semana da Crítica – enfoca a descoberta de novos talentos, apresentando 10 filmes de curta-metragem e 10 filmes em longa-metragem, sendo apenas estreias ou o segundo longa de um diretor. Diretores como Jacques Audiard, Alejandro González Iñarritu, Ken Loach, François Ozon, Wong Kar Wai e, nos últimos anos, César Augusto Acevedo, Julia Ducournau, David R. Mitchell, Santiago Mitre, Jeff Nichols e Rebecca Zlotowski foram descobertos pela Semana da Crítica. Em 2014, a Semana da Crítica ampliou o alcance de suas ações através do programa Next Step, dedicado a apoiar 10 cineastas, selecionados para a competição de curtas, em seu processo de criação em longa-metragem.

VISION DU RÉEL | SUIÇA
Festival Internacional de Cinema de Nyon, é o único festival na Suíça dedicado a documentários criativos, a maioria deles exibidos em estreia mundial ou internacional. O Festival também apresenta um programa de mercado cinematográfico, o Doc Outlook – International Market, que seleciona e promove filmes em todas as etapas de desenvolvimento e oferece uma plataforma de redes de contatos para profissionais de todo o mundo. www.visionsdureel.ch


Convidados:
Jasmin Basic – programadora da seção Focus do Visions du Réel | SUÍÇA
Raul Niño Zambrano - programador do International Documentary Film Festival Amsterdam | HOLANDA
Rémi Bonhomme - diretor de programação da Semaine de la Critique, Cannes | FRANÇA

Mediador: Pedro Butcher – curador da Mostra CineBH e colaborador do Brasil CineMundi |BRASIL