BRASIL CINEMUNDI
O EVENTO DE MERCADO DO CINEMA BRASILEIRO

O Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting – o evento de mercado do cinema brasileiro chega a sua 11ª edição de29 de outubro e 2 de novembro de 2020 e amplia seu papel como um espaço e plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro em intercâmbio com o mundo, facilitando as conexões entre produções brasileiras e o mercado internacional, através de parcerias produtivas,  troca de informações e ações de cooperação e intercâmbio.

O programa também promove atividades de formação, consultorias, apresenta as experiências e implicações do formato de coprodução, um histórico das coproduções no Brasil e no mundo, as oportunidades e desafios dessa modalidade de produção para os profissionais que atuam no mercado audiovisual, realiza debates, masterclasses, rodadas de negócios, premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção de perspectiva autoral e inovadora.

Completando 11 anos de realização, podemos constatar que esta iniciativa tem registrado resultados  que favorecem, a cada edição, o trabalho, a articulação de profissionais e a inserção do cinema brasileiro no mercado global. Diversos projetos selecionados e apresentados nas edições do Brasil CineMundi se tornaram filmes e estrearam nas telas no Brasil e em festivais internacionais,  outros firmaram parcerias de coprodução  a partir dos encontros promovidos entre os representantes dos projetos brasileiros e profissionais internacionais que marcaram presença no Brasil CineMundi e, ainda, filmes que tiveram suas sessões de pré-estreias nas edições da Mostra CineBH. Resultados que nos motivam a seguir adiante e reafirmam o evento como empreendimento de mercado audiovisual diferenciado e fundamental para Minas Gerais e o Brasil.

Uma das novidades desta edição é que os projetos de filmes brasileiros de longa-metragem participam em três categorias: desenvolvimento, produção e finalizado. A nova categorização foi necessária diante da atual circunstância mundial, unindo gêneros, formatos e estilos divididos em estágios distintos. A categoria de projeto finalizado, em especial, foi criada pensando justamente nas dificuldades dos filmes em conseguirem espaços de exibição desde quando festivais e salas fecharam mundo afora, ainda em março.

Serão apresentados 23 projetos de longas-metragens de 10 estados brasileiros (Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goias, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo) em três categorias – em fase de Desenvolvimento (10 projetos – seis projetos de ficção e quatro de documentário), na categoria Produção ( 7 projetos – três projetos de ficção, três documentários e um doc-ficção em work in progress) e na categoria Finalização (6 projetos – dois projetos de ficção e quatro documentários). A comissão de seleção foi formada por Paulo de Carvalho (Alemanha),  Gudula Meizolt (Alemanha/Suiça), Séverine Roinssard (França), Pedro Butcher (Brasil) e a Universo Produção, organizadora do evento.

Mais uma vez, o Brasil CineMundi fortalece as ações construídas, promove novas iniciativas e anuncia ações que visam ampliar a participação de projetos brasileiros em eventos de mercado internacional, por meio de parcerias e intercâmbio. Renova o Termo de Cooperação com o Projeto Paradiso (Brasil) e com seis eventos de mercado internacionais –  Ventana Sur (Buenos Aires, Argentina), MAFF – Málaga Festival Fund & Co-production Event (Espanha), BioBioCine(Chile), Conecta (Chile),DocMontevideo(Uruguai) e DocSP (Brasil) e conquista mais duas importantes parcerias internacionais para esta edição – Word Cinema Fund ( Alemanha) e Nuevas Mirads(Cuba),  assegurando, desta forma,  a participação de produtores e projetos brasileiros nessas realizações.

Um júri composto por três profissionais do audiovisual vai eleger o melhor projeto de longa brasileiro da categoria Desenvolvimento. O escolhido será premiado com o Troféu Horizonte(oficial do evento), materiais e serviços cinematográficos oferecidos pelos parceiros da indústria audiovisual no Brasil. Todos os projetos concorrem a uma vaga  nos eventos de mercado parceiros e ficará a cargo de cada evento a escolha do projeto de sua preferência e perfil.

O Brasil CineMundi tem lugar de destaque no circuito de eventos de mercado e está conectado com festivais, eventos e profissionais internacionais focados na possibilidade e interesse de firmar parcerias construtivas que possam se concretizar em coproduções ou cooperações a curta prazo ou em possíveis projetos futuros.

CineMundi em conexão com o mundo.

Mãos à Obra!

Raquel Hallak
Quintino Vargas
Fernanda Hallak

Diretores da Universo Produção
Coordenadores Brasil CineMundi