Produção de arte
Camila Cordeiro Ribeiro | BA
1 a 3 de out 2021 | sexta a domingo | 9h30 às 12h30
Objetivo:
Propõe colocar em prática e discutir as etapas do processo de execução de um projeto de arte da pré-produção até a desprodução: administração de um orçamento, criação de cronograma de trabalho; previsão e contratação de mão de obra especializada; pesquisa de rua de materiais, mapeamento do que a cidade oferece como soluções ( tecidos, madeira, plásticos, ferro, tinta); coordenação de logística da arte; relação com demais departamentos; acompanhamento das construções, entregas de cenário, desprodução (entrega das locações), prestação de contas.
Conteúdo Programático:
- Apresentação sobre o que é a direção de arte, a complexidade do departamento e o que faz uma produtora de arte. Passo a passo de uma produção com as etapas a serem desenvolvidas: pesquisa, projeto conceitual, projeto técnico, construção, montagem, filmagem, desprodução.
- Apresentação de projetos já executados, principais desafios, apresentação de situações inéditas e como lidar com o desconhecido.
- Projetos temáticos: época, infantil.
- Apresentar cenas filmadas levantando as alterações sofridas para execução da cena.
- Apresentação em fotos do passo a passo de uma montagem.
- Possíveis desafios e eventualidades.
- A multiplicidade de aplicações da arte gráfica
- Desafios: construções em grande escala, efeitos especiais.
- Apresentação de um exemplo de roteiro com observações para arte, modelos de planilhas de orçamento, cronograma e prestação de contas.
Pré-requisito:
Ter acesso à internet.
Currículo instrutora:
Camila é Realizadora audiovisual, diretora e roteirista do curta “Sobre Elise” e “Jussara” (em finalização). Atua como produtora de arte há 10 anos com mais de 30 produções por diferentes regiões do Brasil, entre longas–metragens como “Café, Pepi e Limão” (Doc Doma), “Receba!” (Giro Planejamento), “Abaixo a Gravidade” (Truque), “A Cidade do Futuro” (Coisa de Cinema) e as séries televisivas: “Aruanas” (Maria Farinha e Globo), “Assédio” (O2 e Globo), “Francisco Só Quer Jogar Bola” (DocDoma)