AS MUITAS IMAGENS DE UMA MOSTRA DE CINEMA

A exposição online CineBH no Tempo reúne uma seleção de fotografias que expressam a trajetória desta Mostra de Cinema destinada ao cinema de expressão mundial que teve início em 2007, no bairro Santa Tereza, resgatando um cinema de bairro e nomes do cinema brasileiro em Minas Gerais.

Em 13 edições realizadas, o evento percorreu importantes espaços públicos e equipamentos culturais da cidade, reuniu profissionais da cena audiovisual do Brasil e do mundo, promoveu atividades formativas, sessões de cinema ao ar livre, instalou cinema em locais alternativos, devolveu a função de cinema para os equipamentos que um dia já foram cinema, ocupou e projetou a capital mineira.

Coube ao nosso time de fotógrafos–Alexandre C. Mota, Beto Staino, Bruno Figueiredo, Cristiano Trad, Jackson Romanelli, Leo Lara, Netun Lima, Pedro Silveira e Victor Schwaner e editores Felipe Ivaniscka, Helton Andrade e Vinicius Duarte – a deliciosa tarefa de produzir e revelar estas imagens aqui apresentadas.

Imagens que falam de um tempo histórico, de encontros, de conquistas, de pessoas. Imagens que revelam os acontecimentos, que na soma de muitas lembranças fica a memória de um evento singular de cinema, coletivo, participativo, realizado com muitos corações envolvidos, com os que acreditam na cultura, com os que fazem filmes, os que investem, os que trabalham, os que a muitas  mãos tornam possível nosso encontro anual.

Através desse caminho visual é possível ver e captar a grandeza de um evento como a CineBH em todas as suas nuances e cores. Um evento que premia a diversidade e o coletivo com uma estrutura primorosa e cuidadosa com seu público, como deve ser.

As imagens certamente falam por si só, mas uma coisa não está visível: a nossa felicidade em participar e contribuir para a construção de um álbum de fotografias que mostra o empenho de cada um de seus colaboradores e realizadores para a formação do nosso cinema.

No decorrer do tempo, a CineBH se tornou um lar para todos nós, um lar que tem uma janela com vista para o mundo.

Leo Lara
Curador e coordenador de Fotografia