LAB ROTEIRO: isso dá uma comédia?

Tatá Lopes | RJ

28 a 30/09 | terça a quinta | 16h a 18h

Objetivo: 

Essa oficina tem por objetivo fornecer ferramentas para que o aluno possa, além de saber construir cenas de comédia, pensar em tramas e personagens para desenvolver seu produto para TV ou cinema. Através da exibição de cenas de filmes e séries, iremos destrinchar os fundamentos do humor e trabalhar em exercícios que possam facilitar um olhar mais criativo, apurado e claro, bem humorado sobre a vida.

 

Conteúdo pragmático:

Dia 1

Nesse primeiro dia iremos falar do que rimos e por que rimos. Também falaremos dos fundamentos básicos de humor e como colocá-los em prática em cenas. E através da exibição de trechos de filmes e séries, iremos trabalhar a construção de um esquete de humor. No final da aula, será passado um exercício para se trazer na aula seguinte.

Dia 2

Iremos trabalhar os exercícios da aula anterior e iremos debater como construir personagens engraçados e como escrever diálogos de comédia. No final desta aula, também será pedido um exercício para o dia seguinte.

Dia 3

Será que a sua ideia dá uma comédia? Iremos debater os trabalhos trazidos no exercício do dia anterior e, através da exibição de algumas comédias, iremos observar a melhor maneira de se estruturar um filme de comédia.

 

Pré-requisitos:

Conhecimento de roteiro para cinema ou tv;

Acesso à internet

 

Currículo:

Tatá Lopes é atriz, produtora, escritora, roteirista. É autora, produtora, diretora e atriz do espetáculo Surto, que ficou em cartaz por 9 anos, com mais de um milhão de espectadores. Foi uma das repórteres do seriado “Sensacionalista” do Multishow, onde também trabalhou como co-roteirista. Assina também como roteirista o seriado “Alucinadas”, no Multishow, onde também atuou como atriz. É autora do livro “Crônicas de um blog abandonado”. Assina, junto à Adeline Ramalho, o canal de humor “Minutos de Sabedoria, no Youtube, com mais de um milhão de vizualizações. Também escreveu o seriado, “Canalhas”,do GNT. É co-autora da peça “Em casa a gente conversa”. Foi roteirista do “Zorra”, da Rede Globo, por 5 anos. É co-host do Podcast “Humor Globo” e foi roteirista do Programa “Fora de Hora” e também do podcast spin off do programa.