Storytelling Cinematográfico

Lud Mônaco | SP

28/09 a 1/10 | terça a sexta | 11h a 13h

Objetivo:

O propósito da oficina é em primeiro lugar estabelecer uma relação de horizontalidade com o/a aluno/a. A partir daí, vou compartilhar o conteúdo, uma mistura entre as minhas referências cinematográficas, filósofos favoritos, experiências pessoais e teorias de storytelling. O objetivo é expor através do meu método criativo pessoal, um caminho para que o/a aluno/a possa trilhar e identificar a sua própria voz criativa, assim como organizar as suas ideias a fim de expressá-las em forma de um roteiro cinematográfico. Dentro do período da oficina, o/a aluno/a vai desenvolver os fundamentos de um projeto de filme e ao final da mesma terá aterrissado as bases para continuar amadurecendo a sua história.

Conteúdo programático:
Primeiro encontro: despertando a criança interior
Apresentação & Referências
A essência das histórias: de Aristóteles a Robert Mackee
A importância do local de trabalho
Brainstorming: despertando a criança interior
Como você percebe a realidade?
Segundo encontro: construindo o esqueleto da minha história
Personagens: a alma da história
Desenvolvendo os meus personagens
Estrutura: as decisões dos personagens
A estrutura clássica
A linha do tempo
Descobrindo a idéia controladora
Escrevendo a sua logline & sinopse
Desenvolvendo a sua escaleta
Sorteio de projetos para debate
Terceiro encontro: revisão
Debate dos projetos sorteados entre todos/as (grupo I)
Quarto encontro: revisão e considerações finais
Debate dos projetos sorteados entre todos/as (grupo II)
Próximos passos: dando vida ao meu projeto

Observação:

Todos/as participantes inscritos/as na oficina terão 15% de desconto no serviço de mentoria de projeto individual que a instrutora oferece. O prazo para usufruir do desconto é de até 3 meses após o término da oficina.

Currículo da instrutora:

Nascida em São Paulo em 1987, Lud Mônaco é uma roteirista e diretora, cujo trabalho explora o universo feminino. Estudou Cinema na Escola de Cinema de Barcelona (ECIB) e o seu projeto de graduação ‘Para, pero sigue’ foi premiado como melhor curta-metragem no Lisbon & Estoril Film Festival. Nomes como Peter Handke estavam no painel de júri. O filme também foi adquirido pela famosa plataforma ShortsTV.

Muitos de seus curtas-metragens foram apresentados em grandes festivais, como o International Short Film Festival Oberhausen, Mix Brasil e o Festival de Cine de Sitges. Sua obra também foi exibida no prestigioso Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS). ‘Enjoy the Drama’, um dos seus curtas, foi lançado em uma coleção pela reconhecida distribuidora Peccadillo Pictures.

Lud foi selecionada para a Berlinale Talents, plataforma organizada pelo Festival Internacional de Cinema de Berlim.
Atualmente, Lud está desenvolvendo o seu primeiro longa-metragem, uma tragicomédia ambientada em Portugal. O projeto contou com um fundo de desenvolvimento do ICA (Instituto de Cinema de Portugal) e do Programa IBERMEDIA. Recentemente, recebeu o 1º fundo de produção também do ICA.

Com sede em Barcelona, Lud Mônaco é representada pela Albiñana Films. Além de sua experiência na indústria cinematográfica, Lud Mônaco também trabalhou como produtora local na Espanha para produções comerciais estrangeiras. Colaborou com empresas como Canal + Discovery, VICE, Rede Globo, Stink Filmes e Boiler Room.