O EXERCÍCIO POLÍTICO DA IMAGINAÇÃO

Fazer a programação da Mostra de Curtas da CineBH é um desafio interessante, pois, livres de termos de fazer um panorama muito amplo do curta-metragem brasileiro (como o faz a Mostra de Cinema de Tiradentes), torna-se possível uma visada sobre alguns eixos do curta-metragem que podem ser reunidos a partir de uma proposição conceitual mais livre. Neste ano foi possível mapear gestos de orientações diversas, mas com filmes que podem estabelecer um diálogo claro ou inusitado entre si, assim como afirmar olhares sobre o imaginário do nosso tempo histórico ou experimentar formas poéticas com radicalidade.

SESSÃO BRASIL DE AGORA

Para tanto, dividimos os filmes em quatro sessões com títulos sugestivos de suas proposições. “Brasil de Agora” reúne curtas-metragens que radiografam o atual estado de ânimo do Brasil com uma percepção da violência real, simbólica e cognitiva, mas também criando gestos de afirmação que tentem tomar parte nesse jogo de forças contemporâneo.

SESSÃO GEOMETRIAS DO ESPAÇO

A sessão “Geometrias do Espaço” é composta por filmes que experimentam com suas imagens e sons partindo de uma relação livre e atenta entre a imagem (o plano, a foto, o fragmento de arquivo, a música) e a montagem. A sofisticação desses filmes é partir do estado elementar da matéria cinematográfica e, na montagem, relacionar a síntese a expansão.

SESSÃO MEDO E DELÍRIO

A sessão “Medo e Delírio” conta com a programação de quatro filmes que tensionam emoções limítrofes de medo e perigo, seja pelo viés da crônica cotidiana (Rafameia), pelo experimento com o gênero horror (Modo Noturno e Muriel) ou pela apreensão distópica (Per Capita).

SESSÃO VISÕES ADIANTE

Por fim na sessão “Visões Adiante”, procura-se ver um pouco além daquilo que aparentemente está circunstanciado por um presente de penúria.

Todas essas sessões traçam perspectivas distintas do Brasil contemporâneo e nos dão uma boa amostragem do exercício político da imaginação sobre nossas vicissitudes.

Francis Vogner dos Reis

Marcelo Miranda

Pedro Butcher

Curadores