BRASIL CINEMUNDI CONECTA PRODUÇÕES BRASILEIRAS COM A INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA DO MUNDO

Chegando à sua 12a edição em 2021, o Brasil CineMundi – International Coprodution Meeting é o evento de mercado do cinema brasileiro que acontece em edições anuais e consecutivas desde 2010. Consolidado como plataforma de rede de contatos e negócios para a produção do país em relação com outros profissionais do mundo todo, o Brasil CineMundi se configura num encontro de coprodução internacional que apresenta ao mercado projetos de filmes brasileiros, facilita e potencializa as conexões entre realizadores independentes por meio de parcerias produtivas e troca de informações e ações.

Em suas edições anuais, o Brasil CineMundi seleciona projetos de longas-metragens em fases variadas de concepção. Neste ano, foram selecionados 43 projetos, nas categorias: “Em Desenvolvimento” subdivida em “Horizonte” (antiga categoria CineMundi), “Doc Brasil Meeting” (documentários), “Foco Minas” (projetos de Minas Gerais), e, a inédita contribuição do “Paradiso Multiplica”, resultado de parceria com o Projeto Paradiso, incubadora de talentos, na oferta de mentoria de roteiro através de encontros com profissionais do programa. As outras categorias são “Produção”, para projetos em fase de realização; e “Finalizado”, para filmes em busca de distribuição e vendas.

A palavra dos realizadores

Participando com dois projetos nesta edição, o drama “Perto da meia-noite” e o documentário “Outubro”, Maick Hannder, da produtora Ponta de Anzol Filmes, afirma que poder conversar com tantos profissionais do cinema com carreiras já estabelecidas e ouvir o que eles têm a dizer sobre o projeto, é uma oportunidade que transforma, tanto os realizadores(as) quanto os filmes.

Sobre a importância do Brasil CineMundi para o cinema brasileiro, o diretor e roteirista é categórico ao declarar que a longevidade do programa já diz muito. “São 12 anos apoiando produtores e realizadores, viabilizando encontros e distribuindo prêmios, então eu realmente enxergo o Brasil CineMundi como um parceiro essencial do cinema brasileiro como um todo e, é bom salientar, que o evento funciona para o público em geral também. Assisti a inúmeros painéis, masterclasses e workshops nas edições passadas que foram essenciais para a minha formação,” acrescenta Hannder.

Em 2019, na 13aMostra CineBH, Maick e os sócios e amigos, Bruno Greco, Jacson Dias foram consagrados com duas premiações. Com um convite para conferir o Encuentros BioBioCine 2020 – encontro da indústria do BioBioCine Festival Internacional de Cinema, no Chile. O segundo, um dos mais cobiçados do evento, uma bolsa para desenvolver o projeto com o apoio da Incubadora Paradiso 2020.

De todos os eventos que participou com o mesmo perfil, o produtor André Hallak revela que o Brasil CineMundi é o evento que tem mais convidados internacionais. “Isso faz com a gente consiga estabelecer muitas conexões, já que os convidados estão ali em função desses poucos projetos, tendo dessa forma mais tempo e atenção com cada participante. Considero o Brasil CineMundi o evento mais importante do Brasil para criar essas conexões internacionais”.

Em 2021, o produtor mineiro participa do Encontro de Coprodução Internacional com dois projetos: o documentário “Fronteiras Fluídas” com direção de Mariana Fagundes, selecionado para a categoria Doc Brasil Meeting e “Girassol Vermelho”, dirigido por Eder Santos e selecionado para a categoria “Finalizado”.

Hallak é presença constante no Brasil CineMundi. No ano passado, participou como co-produtor, junto com Joana Braga, do projeto “Corpo Presente”, que tem como diretor Leonardo Barcelos. Em 2019, foi produtor no projeto “É tudo parente”, documentário dirigido por Mariana Fagundes e inscrito pela Noctua Ideias e Conteúdo na categoria Doc Brasil Meeting, escolhido pela comissão da Corporación Chilena del Documental para participar do Conecta – International Documentary Industry Meeting. Já em 2018, participou como produtor do documentário “Lavra”, que tem como diretor Lucas Bambozzi. O projeto foi premiado no Brasil CineMundi para participar do 22oFestival de Málaga – Cine en Español.

SOBRE O BRASIL CINEMUNDI

O BRASIL CINEMUNDI – International Coproduction Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro, integra a 15a Mostra CineBH e chega a sua 12aedição 28 de setembro a 3 de outubro de 2021com o propósito de apresentar ao mercado projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações.

O evento promove a ampliação da rede de contatos e negócios entre profissionais brasileiros e representantes da indústria nacional e estrangeira, além de atividades de capacitação, cooperação, intercâmbio, meetings e premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção independente de perspectiva autoral e inovadora.

SERVIÇO

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

PATROCÍNIO:  COPASA, CEMIG | GOVERNO DE MINAS GERAIS

PARCEIROS BRASIL CINEMUNDI: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, DOT, MISTIKA, PARATI FILMS, CTAV, FORTE FILMES, NAYMOVIE

COOPERAÇÃO BRASIL CINEMUNDI: WORLD CINEMA FUND(Alemanha), NUEVAS MIRADAS – EICTV(Cuba), BIOBIOCINE(Chile), CONECTA – CHILE DOC(Chile),  MAFF(Espanha), DOCSP(Brasil), DOCMONTEVIDEO (Uruguai), VENTANA SUR(Argentina), INSTITUTO OLGA RABINOVICH / PROJETO PARADISO(Brasil)

REALIZAÇÃO: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DO TURISMO| GOVERNO FEDERAL