MASTERCLASS INTERNACIONAL, DEBATE E RODAS DE CONVERSA MOVIMENTAM A PROGRAMAÇÃO DO DIA 29/09

Profissionais do audiovisual, estudantes, interessados em cinema e o público em geral poderão conferir e compartilhar conhecimento nas atividades reflexivas e formativas gratuitas da 15a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte nesta quarta-feira, dia 29 de setembro. A programação conta com uma masterclass internacional (para inscritos previamente), uma mesa de debate e duas rodas de conversas. Os encontros ocorrerão em ambiente virtual, pelo site cinebh.com.br, e ficarão disponibilizadas no canal do YouTube da Universo Produção.

Às 10h30, tem início a masterclass internacional “Distribuição Internacional e Sales Agency”, ministrada por Eric Lagesse, presidente da Pyramide Films|França, uma das maiores distribuidoras independentes francesas. O principal ativo da Pyramide é a diversidade de gêneros, diretores e seus produtores e a empresa agora administra um catálogo de mais de 250 títulos. Nesta masterclass, Eric Lagesse falará sobre sua experiência, oportunidades em seu país, desafios, resultados e avanços na distribuição internacional e sales agency. O encontro em inglês, com tradução simultânea, é destinada aos profissionais dos projetos selecionados do Brasil CineMundi e interessados previamente inscritos.

Em seguida, às 12 horas, Dirk Manthey (produtor Dirk Manthey Film|Alemanha), Luis González Zaffaroni (diretor executivo DocMontevideo/DocSP|Uruguai) e Marta Orozco (produtora Mart Films|México), se reúnem virtualmente no debate “O mercado do documentário: visões contemporâneas”. Os convidados abordarão questões, espaços e alcances que o gênero apresenta na atualidade, ainda sendo uma das expressões mais poderosas do audiovisual. A mediação será de Gudula Meinzolt, produtora Autentika Films e colaboradora do Brasil CineMundi.

Dando sequência à programação, os fãs da sétima arte poderão conferir duas rodas de conversas. A primeira, da série Encontro com Realizadores é intitulada “Brasil de Agora”, será realizada às 17 horas, com a presença dos diretores: Jean,de “Afetadas” (PE); Thiago Foresti, de “Algoritmo” (DF); Ian Capillé, de “Bicho” (RJ) e Victor Hugo Fiúza, cineasta de “Medo da chuva em noite de frio” (RJ). A efervescência política e social do Brasil tem sido combustível para as mais variadas maneiras de expressão dos artistas e criadores no audiovisual do país. Por sua natureza mais breve e pelo histórico de invenção que o formato tem, o curta-metragem tem sido ambiente propício a provocações, reflexões e confrontos diretos com a situação nacional. O bate-papo terá mediação da crítica de cinema mineira, Maria Trika.

E às 19 horas, a segunda roda de conversa com o tema “Baixo centro”, que integra a mostra “A Cidade em Movimento”, encerra a programação reflexiva da quarta-feira. Participam do encontro Cris Ventura, diretora do filme “Amador” (MG) e a convidada especial Louise Du Brasil – multiartista, idealizadora e roteirista conjunta de “As menor da redução” (MG) comandam a conversa. A medição ficará a cargo de Paula Kimo – curadora. O objetivo do encontro é refletir sobre os filmes em exibição e questões mais amplas sobre a cidade, o urbano, a sociedade e a política – e a maneira como esses assuntos se conectam à produção em Belo Horizonte e região metropolitana.

Brasil CineMundi

Além das atividades abertas ao público, na quarta-feira também é ações destinadas exclusivamente aos diretores e produtores dos projetos selecionados para o 12o Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução, que integra a programação da 15a CineBH. Às 14 horas, Matthew Takata, diretor-assistente do Sundance Feature Film Program (EUA), ministrará o painel “O programa para filmes de longas-metragens do Instituto Sundance”. O Sundance Institute Film Feature Program (FFP) já apoiou vários dos principais cineastas independentes nos últimos 40 anos. Mais de 450 filmes apoiados pelo FFP foram realizados e chegaram ao público em todo o mundo. A mediação será de Séverine Roinssard – produtora Parati Films, colaboradora Brasil CineMundi | França.

SERVIÇO

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

ESTE EVENTO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE

PATROCÍNIO: MATER DEI, COPASA, CEMIG | GOVERNO DE MINAS GERAIS

PATROCÍNIO MOSTRA A CIDADE EM MOVIMENTO: patrocinada com recursos do Fundo Internacional de Ajuda para Organizações de Cultura e Educação 2021 do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros: www.goethe.de/hilfsfonds

PARCERIA CULTURAL: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA

PARCEIROS BRASIL CINEMUNDI: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, DOT, MISTIKA, PARATI FILMS, CTAV, FORTE FILMES, NAYMOVIE

COOPERAÇÃO BRASIL CINEMUNDI: WORLD CINEMA FUND(Alemanha), NUEVAS MIRADAS – EICTV(Cuba), BIOBIOCINE(Chile), CONECTA – CHILE DOC(Chile),  MAFF(Espanha), DOCSP(Brasil), DOCMONTEVIDEO (Uruguai), VENTANA SUR(Argentina), INSTITUTO OLGA RABINOVICH / PROJETO PARADISO(Brasil)

APOIO: CAFÉ 3 CORAÇÕES.

REALIZAÇÃO: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DO TURISMO| GOVERNO FEDERAL