OFICINAS E LABS DE ROTEIRO DA CINEBH PROPORCIONAM A FORMAÇÃO DE NOVOS PROFISSIONAIS DO AUDIOVISUAL

20210928 – 15ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte – Brasil Cinemundi – 12th International Coproduction Meeting – LAB ROTEIRO: isso dá uma comédia? – Foto: Reprodução/Universo Produção

Muito além das exibições de filmes e promoção de debates reflexivos, a CineBH tem também o compromisso de investir em novos talentos, através do Programa de Formação Audiovisual, com a oferta de oficinas e laboratórios de roteiro, com o objetivo fornecer ferramentas conceituais e práticas de qualificação profissional e troca de experiências entre os diferentes agentes do setor.

Em 2021, devido à pandemia, todas as atividades foram novamente realizadas em ambiente digital, mas mantendo o mesmo propósito e conceito das edições presenciais. Foram ofertadas cinco oficinas “Análise de estilos cinematográficos”, “Produção de arte”, “Produção criativa de cinema”, “Storytelling cinematográfico”, “Financiando meu filme”; e dois labs de roteiro: “Ficção e documentário” e “Isso dá uma comédia”.

Em sua primeira experiência ministrando uma oficina na Mostra CineBH, a roteirista e diretora Lud Mônaco (SP), que ministrou a atividade “Storytelling cinematográfico”, acredita na importância de fomentar cada vez mais iniciativas de formação. “É muito bacana ter um espaço como este, onde as pessoas podem aprender e desenvolver conhecimentos sobre os mais diferentes departamentos da realização audiovisual. Ainda mais quando é disponibilizado de forma gratuita. Sempre digo que essa oficina é de extrema relevância porque trabalha justamente as bases que um projeto precisa ter para começar a ser desenvolvido”, destaca.

A realizadora audiovisual Camila Cordeiro (BA), também é novata no evento e coordenou a oficina de “Produção de Arte”, concorda e acrescenta: “Em um mercado como o Brasil, com poucas possibilidades de formações técnicas na área, atividades assim são fundamentais”.

Para o veterano Di Moretti (SP), que atua na CineBH desde a sua primeira edição, a razão da existência das oficinas ultrapassa a lógica de apenas preencher uma programação de formação, mas tem sim uma intenção, de levar, divulgar, espalhar conhecimento ao maior número de interessados. “Pessoas estas que muitas vezes não tem possibilidades de alcançar o conhecimento pelas vias comuns, seja por falta de acesso às instituições educativas, seja mesmo pela distância geográfica do evento. Neste ano, eu tive em minha turma, alunos do Rio Grande do Norte, do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Brasília, do Mato Grosso. Ou seja, acho que conseguimos atingir o intento de, além da programação de exibição e debates dos filmes da Mostra, levar cursos de formação para além das fronteiras de Minas”, sublinha.

Responsável nesta edição do “Lab roteiro: ficção e documentário”, o professor, roteirista e consultor, diz que, mesmo fazendo parte do evento há anos, o processo é sempre renovador e desafiador, porque a CineBH, seu público e sua audiência se renovam constantemente. “Isso me é ainda muito estimulante, mesmo depois de tanto tempo”.

Celebrando os 15 anos da CineBH, Di Moretti fez questão de reforçar a abrangência do evento, ainda mais no Brasil atual onde está cada vez mais difícil “fazer cinema” seja por questões econômicas, questões políticas ou mesmo ideológicas. “Saúdo com entusiasmo, mais uma vez, esta trincheira de esperança e resistência do cinema no Brasil, que a Mostra se transformou. Vida longa aos profissionais de cinema que estão vivendo um dia após o outro, combatendo o obscurantismo, a ignorância e a barbárie. Vida longa a Mostra CineBH que nos dá este espaço para continuarmos lutando”, sublinhou.

SOBRE A MOSTRA CINEBH

Com edições anuais e consecutivas, a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 15a edição de 28 de setembro a 03 de outubro de 2021, em formato online e gratuita, reafirmando seu propósito de mostrar o cinema para o mundo, promover o diálogo entre as culturas, aproximar povos e continentes, fazer a conexão do cinema brasileiro com o mercado audiovisual, realizar encontros de negócios, investir na formação, intercâmbio e cooperação internacional, construir pontes nas escolas, comunidades, redes sociais e com a cidade de Belo Horizonte e Minas Gerais.

SOBRE O BRASIL CINEMUNDI

O BRASIL CINEMUNDI – International Coproduction Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro,  integra a 15ª Mostra CineBH e chega a sua 12ª edição 28 de setembro a 3 de outubro de 2021com o propósito de apresentar ao mercado projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações.

O evento promove a ampliação da rede de contatos e negócios entre profissionais brasileiros e representantes da indústria nacional e estrangeira, além de atividades de capacitação, cooperação, intercâmbio, meetings e premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção independente de perspectiva autoral e inovadora.

SERVIÇO

15a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

BRASIL CINEMUNDI – 12th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING

28 de setembro a 03 de outubro de 2021

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

ESTE EVENTO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE

Patrocínio: MATER DEI, CEMIG | GOVERNO DE MINAS GERAIS

A Mostra A Cidade em Movimento é patrocinada com recursos do Fundo Internacional de Ajuda para Organizações de Cultura e Educação 2021 do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros: www.goethe.de/hilfsfonds

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, GOETHE INSTITUT

Apoio: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA E CAFÉ 3 CORAÇÕES.

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DA CIDADANIA| GOVERNO FEDERAL