CINEMA NEGRO BELO-HORIZONTINO MARCA A ÚLTIMA SESSÃO DA MOSTRA A CIDADE EM MOVIMENTO

Nesta segunda-feira, dia 2, data de encerramento da programação gratuita e online da 14ªCineBH, a mostra A Cidade em Movimento realiza sua quarta e última sessão debatendo a temática “A paz é branca ou a resistência tem cor”. 

Os curtas “Kilombo Souza – Memória, história e resistência”, de Realização Coletiva; “Calmaria”, direção de Catapreta; e “Coragem”, direção de Mel Jhorge, tratam de histórias, personagens e obras do cinema negro belo-horizontino. E tematizam o debate sobre o racismo e seu enfrentamento, por meio da expressão artística e política. Os filmes podem ser vistos até às 23h59 do dia 02 de novembro, no site www.cinebh.com.br.

Às 19 horas, será realizada a Roda de Conversa “A paz é branca ou a resistência tem cor”, bate-papo virtual com os realizadores dos três filmes selecionados e a participação especial de Maya Quilolo – antropóloga (UFMG), Mestre em Comunicação (UFRB) e realizadora audiovisual (OI!KABUM). Nascida no encontro do rio Araçuaí com o Rio Jequitinhonha em Minas Gerais, Maya Quilolo carrega no corpo as cores branca: sinal erguido pelo povo bantu no Quimbundo Rosário; e vermelha: preto índio caboclo de sua avó e de sua mãe. Atua no entrocamento entre artes da performance, artes visuais, cinema e diversidade cultural.

A mediação da Roda de Conversa será realizada por David Maurity, apresentador, ator e dramaturgo.

Sinopse dos filmes 

Kilombo Souza – Memória, história e resistência | Direção: Realização Coletiva

Documentário sobre o Kilombo Souza, quilombo urbano localizado no bairro de Santa Tereza em Belo Horizonte – Minas Gerais. Documentário realizado através de realização coletiva pelo participantes da oficina Curta o Cinema em Santê, realizado pelo MIS Cine Santa Tereza com produção da Sarasvati produtora.

Calmaria | Direção: Catapreta

As ruas estão desertas, eles fogem buscando a paz, mas a paz é a inimiga.

Coragem | Direção: Mel Jhorge

Duas mulheres que guiadas pela fé, ressignificam os caminhos do amor e da arte.

Sobre a Mostra A Cidade em Movimento

Na 14ªCineBH, a mostra temática A Cidade em Movimento, com curadoria de Paula Kimo, reuniu 16 filmes (médias e curtas-metragens) independentes realizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte e que dialogam com a vivência urbana diante de contextos sociais. A seleção levou em conta o cenário imposto pela pandemia do novo Coronavírus para pensar sua temática “Sonhar a cidade”. As produções foram dividas em quatro sessões, cada uma com uma Roda de Conversa, para tematizar os diversos aspectos e colocar em debate as relações e conexões entre os filmes e temas.
A primeira sessão, Pandemia criativa, reuniu um conjunto de filmes produzidos no cenário de exceção sanitária. A segunda, intitulada Corpos dissidentes, apresentou filmes do universo LGBTQIA+. Chamada de O teatro em cena a terceira sessão selecionou produções que discutiram o teatro belo-horizontino e seus desafios diante de uma situação emergencial que fechou as salas de espetáculo e os espaços coletivos onde os artistas se apresentavam, criando um vácuo de incertezas sobre o futuro. A quarta sessão A paz é branca ou a resistência tem cor aborda o debate sobre o racismo e seu enfrentamento, por meio da expressão artística e política, dando visibilidade a personagens e obras do cinema negro de Belo Horizonte.

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineBH/Brasil CineMundi nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineBH e Brasil CineMundi, acompanhar a evolução e notícias dos eventos e receber conteúdos exclusivos. Canais e endereços:

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: brasilcinemundicinebh / universoproducaoNo LinkedIn: universo-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

***

SERVIÇO

14ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE 

BRASIL CINEMUNDI – 11th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING 

29 de outubro a 2 de novembro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

PATROCÍNIO: COPASA, CEMIG | GOVERNO DE MINAS GERAIS

PARCERIA CULTURAL: SESC EM MINAS, GOETHE-INSTITUT, CASA DA MOSTRA

PARCEIROS BRASIL CINEMUNDI: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS DOT, MISTIKA, PARATI FILMS, CTAV E ATELIÊ BUCARESTE

COOPERAÇÃO BRASIL CINEMUNDI: WORLD CINEMA FUND (Alemanha), NUEVAS MIRADAS-EICTV (Cuba), BIOBIOCINE (Chile), CONECTA-CHILE DOC (Chile), MAFF (Espanha), DOCSP (Brasil), DOCMONTEVIDEO (Uruguai), VENTANA SUR (Argentina), INSTITUTO OLGA RABINOVICH/PROJETO PARADISO (Brasil)

APOIO: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL E CAFÉ 3 CORAÇÕES.

IDEALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO:UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DO TURISMO | GOVERNO FEDERAL