CURIOSIDADES SOBRE A PEÇA ONLINE ESCOLHIDA PARA ABRIR A CINEBH

12 pessoas com raiva é uma adaptação do texto escrito por Reginald Rose em 1954

No ano em que a CineBH discute o tema Arte Viva: redes em expansão, a noite de abertura será dedicada ao teatro. Ou melhor, a discutir as interseções, quase que obrigatórias em período de pandemia, entre as artes da cena e o audiovisual. A peça 12 pessoas com raiva, dirigida por Juracy de Oliveira, será apresentada ao vivo, no dia 29, a partir das 21h30. 

O autor Reginald Rose (1920–2002) escreveu o texto, originalmente, para um teleteatro em 1954. Foi exibido pela CBS Live. Depois virou um filme, em 1957, traduzido no Brasil como 12 Homens e uma sentença. O longa foi dirigido por Sidney Lumet (1924-2011) e protagonizado pelo ator Henry Fonda (1905-1980). Teve mais uma versão, em 1997, com direção de William Friedkin, famoso pelo Exorcista, e Jack Lemmon (1925-2001) no papel principal. 

O roteiro escrito por Reginald Rose (1920–2002) também teve outras versões teatrais. O grupo TAPA, de São Paulo, montou a primeira adaptação no Brasil em 2010. A peça, dirigida por Eduardo Tolentino de Araújo, é um dos maiores sucessos do repertório do grupo. O espetáculo ficou mais de oito anos em cartaz, com um público de mais de 600 mil espectadores. 

A trama gira em torno de um júri. Os integrantes precisam decidir de forma unânime a sentença de um assassinato. Só que no caso da versão do Pandêmica Coletivo, a reunião se dá pelo ZOOM, o que, aliás, também passou a ocorrer na realidade dos tribunais mundiais em função da Covid-19. 

Para saber mais sobre a montagem, confira aqui a crítica escrita pela curadora da Mostra Temática, Daniele Ávila Small

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineBH/Brasil CineMundi nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineBH e Brasil CineMundi, acompanhar a evolução e notícias dos eventos e receber conteúdos exclusivos. Canais e endereços:

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducaoNo Youtube: Universo ProduçãoNo Twitter: @universoprod

No Facebook: brasilcinemundi/ cinebh / universoproducaoNo LinkedIn: universo-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

***

SERVIÇO

14ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE 

BRASIL CINEMUNDI – 11th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING 

29 de outubro a 2 de novembro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

PATROCÍNIO: COPASA, CEMIG |GOVERNO DE MINAS GERAIS 

PARCERIA CULTURAL: SESC EM MINAS, GOETHE-INSTITUT, CASA DA MOSTRA

PARCEIROS BRASIL CINEMUNDI: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS DOT, MISTIKA, PARATI FILMS, CTAV E ATELIÊ BUCARESTE

COOPERAÇÃO BRASIL CINEMUNDI: WORLD CINEMA FUND (Alemanha), NUEVAS MIRADAS-EICTV (Cuba), BIOBIOCINE (Chile), CONECTA-CHILE DOC (Chile), MAFF (Espanha), DOCSP (Brasil), DOCMONTEVIDEO (Uruguai), VENTANA SUR (Argentina), INSTITUTO OLGA RABINOVICH/PROJETO PARADISO (Brasil)

APOIO: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL E CAFÉ 3 CORAÇÕES.

IDEALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO:UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DO TURISMO | GOVERNO FEDERAL