DEBATES REFLEXIVOS COM A PARTICIPAÇÃO DE PROFISSIONAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS NESTE SÁBADO

A programação da 14ª CineBH e do 11º Brasil CineMundi seguem intensas neste sábado, dia 31 de outubro, com todas as atividades realizadas em ambiente virtual no site www.cinebh.com.br. As discussões têm início às 10 horas, com a Masterclass Internacional com a atriz, diretora, roteirista, editora e dramaturga, Tamara Trampe e o diretor, roteirista, câmera, edição, som, produtor, direção de produção, Johann Feindt. Será uma oportunidade para profissionais e interessados conhecerem mais sobre os realizadores alemães e seu cinema documentário poético, caracterizado por uma forte concepção visual, diálogos profundos com os protagonistas, vivências emocionais da infância, memórias e guerra. A conversa com os cineastas terá mediação de Gudula Meinzolt – colaboradora Brasil CineMundi | Suíça

Em seguida, às 12 horas, o público poderá acompanhar o debate da temática central da 14a CineBH  “As telas em transe na pandemia – Parte 1”. José Fernando Azevedo, diretor de “Navalha na Carne Negra”; Pablo Lobato, diretor de “Éramos em Bando”; Ricardo Alves Jr, diretor de “Coisas Úteis e Agradáveis” e a crítica de artes cênicas e cinema Lorenna Rocha discutem sobre o conturbado ano de 2020, que chama atenção para a relevância da interlocução entre teatro e cinema no Brasil. Desde muito antes da pandemia, o intercâmbio entre linguagens produz obras de grande relevância formal e de excelente repercussão – para além das conhecidas adaptações dos clássicos da dramaturgia nacional. Agora é ainda mais evidente o quanto as produções teatrais e cinematográficas têm a conversar. A mediação será do crítico de cinema e curador da 14a CineBH – Marcelo Miranda.

“Distribuição e Exibição: Desafios e Perspectivas” estará em discussão, às 15 horas. A pandemia da Covid-19 trouxe imensos desafios para os setores da da exibição e da distribuição. Para a exibição, a necessidade de fechamento dos espaços que dependem da aglomeração de plateias cortou subitamente as possibilidades de receitas das salas de cinema. Como o setor enfrentou a crise e tem se preparado para a volta, com seus protocolos e possibilidade de novos períodos de isolamento? A distribuição, por sua vez, precisou repensar todo seu planejamento, adiar estreias e se reprogramar tendo no horizonte as dúvidas quando à reabertura das salas e as possibilidades do streaming. Ao mesmo tempo, a explosão dos serviços de streaming e a decisão de todos os grandes grupos de lançarem seus próprios canais, antes mesmo da pandemia, tem deixado o consumidor confuso. O mercado está desorganizado? É possível repensá-lo?

Participam deste debate do 11o Brasil CineMundi, Adhemar Oliveira – exibidor e distribuidor Espaço Filmes |SP; Lídia Damatto – gerente de vendas e aquisições FiGa Films |SP e Sílvia Cruz – distribuidora Vitrine Filmes |SP. A mediadora será Lia Bahia – pesquisadora e professora |RJ.

E às 17 horas, os cineastas brasileiros Alexandre Salomão, diretor de “Corpo Monumento”; Beatriz Saldanha, diretora de “Do Pó ao Pó”; e Eduardo Camargo, diretor de “Eu Sou a Destruição” estarão reunidos na roda de conversa “Encontro com realizadores” com o tema “O Brasil de dentro e de fora”. Os participantes discutem como a perturbação dos tempos e dos espaços estimulou a cada um deles olhar para além de suas janelas (interiores ou exteriores) e arriscarem colocar suas expressões imediatas num mundo cada vez mais fora das convenções. A mediação será do crítico de cinema e curador da 14a CineBH, Marcelo Miranda.

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineBH/Brasil CineMundi nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineBH e Brasil CineMundi, acompanhar a evolução e notícias dos eventos e receber conteúdos exclusivos. Canais e endereços:

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducaoNo Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: brasilcinemundicinebh / universoproducaoNo LinkedIn: universo-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

***

SERVIÇO

14ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE 

BRASIL CINEMUNDI – 11th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING 

29 de outubro a 2 de novembro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

PATROCÍNIO: COPASA, CEMIG | GOVERNO DE MINAS GERAIS

PARCERIA CULTURAL: SESC EM MINAS, GOETHE-INSTITUT, CASA DA MOSTRA

PARCEIROS BRASIL CINEMUNDI: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS DOT, MISTIKA, PARATI FILMS, CTAV E ATELIÊ BUCARESTE

COOPERAÇÃO BRASIL CINEMUNDI: WORLD CINEMA FUND (Alemanha), NUEVAS MIRADAS-EICTV (Cuba), BIOBIOCINE (Chile), CONECTA-CHILE DOC (Chile), MAFF (Espanha), DOCSP (Brasil), DOCMONTEVIDEO (Uruguai), VENTANA SUR (Argentina), INSTITUTO OLGA RABINOVICH/PROJETO PARADISO (Brasil)

APOIO: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL E CAFÉ 3 CORAÇÕES.

IDEALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO:UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DO TURISMO | GOVERNO FEDERAL