
FILMES DA MOSTRA CONTEMPORÂNEA REFLETEM A COMPLEXIDADE DO BRASIL POR MEIO DA ARTE
A primeira roda de conversa da Mostra Contemporânea Brasil reuniu diretores de três curtas disponíveis na programação da 14ª CineBH até o dia 2 de novembro. Beatriz Saldanha é realizadora de Do Pó ao Pó, Alexandre Salomão de Corpo Monumento e Eduardo Camargo da produção Eu Sou a Destruição. Os trabalhos dialogam diretamente com vários aspectos do Brasil atual, seja na complexidade política em diferentes níveis, com a ocupação das cidades, com a pandemia e os diferentes confinamentos e reações a eles. Em resumo, podem ser entendidos como respostas, questionamentos e reflexões dos nossos tempos.
Eduardo Camargo, por exemplo, teve como base na construção de Eu Sou a Destruição o discurso do ex-secretário especial da Cultura Roberto Alvim. Em janeiro de 2020, ele divulgou um vídeo com referência estética e discursiva no nazismo, citando, ainda, um frase do ministro da propaganda de Hitler, Joseph Goebbels.
“Quando eu vi o vídeo fiquei pensando em como trazer uma proposta de debate sem simplesmente classificar assim de uma vez. Eu queria chegar na gênese desse pensamento”, explica Eduardo. A ideia era reconstruir a história por meio do cinema e entender de onde vem esse tipo de discurso. Dessa forma, começou trabalhando o som e depois as imagens. “Pensei no que aquilo me remetia e depois busquei cenas no cinema que trazem um tipo de significado político alinhado ao de Alvim e, no fim, negar essa proposta”, relata. O resultado você pode conferir aqui.
Em seguida, Beatriz Saldanha relatou a sua experiência com Do Pó ao Pó. É verdade que muita gente ficou aficionada com o ato de lavar as mãos nos últimos meses. Afinal de contas, é uma ação básica de higiene e eliminação de qualquer contaminação pelas mãos. Sendo assim, de uma vontade anterior de fazer algo audiovisual que remetesse às próprias mãos, Beatriz aproveitou o momento, se inscreveu em um edital e realizou o filme em três dias.
Assim, usou o marido como ator, já que era uma das únicas possibilidades no confinamento. “Os significados do filme iam se construindo ao longo de três dias, que era o tempo de realização até o fim do prazo de inscrição”, detalhou. A composição sonora foi feita a partir de bibliotecas de áudio, mas de uma forma que não fizesse sentido imediatamente. “Por exemplo, quando o ator rói as unhas, o barulho é muito mais forte do que de fato seria, isso causa um desconforto”. Esse é o primeiro filme da diretora que atua como crítica de cinema. Clique aqui e veja o filme.
Por fim, o trabalho de Alexandre Salomão, Corpo Monumento, une performance com a cidade e a narrativa cinematográfica. O trabalho é resultado de anos de ações, como exposições, campanhas, filmes e chamadas, que refletem os corpos que ficam à mercê do Estado, a gentrificação, especulação imobiliária, questões relacionadas às pessoas em situação de rua etc. “Cada pessoa que participou ali trouxe a sua performance para dentro do filme”, resume o diretor. Veja o filme aqui.
A conversa na íntegra você confere aqui.
***
ATENÇÃO:
Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineBH/Brasil CineMundi nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineBH e Brasil CineMundi, acompanhar a evolução e notícias dos eventos e receber conteúdos exclusivos. Canais e endereços:
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: brasilcinemundi/ cinebh / universoproducaoNo LinkedIn: universo-produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
***
SERVIÇO
14ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
BRASIL CINEMUNDI – 11th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING
29 de outubro a 2 de novembro de 2020
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
PATROCÍNIO: COPASA, CEMIG | GOVERNO DE MINAS GERAIS
PARCERIA CULTURAL: SESC EM MINAS, GOETHE-INSTITUT, CASA DA MOSTRA
PARCEIROS BRASIL CINEMUNDI: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS DOT, MISTIKA, PARATI FILMS, CTAV E ATELIÊ BUCARESTE
COOPERAÇÃO BRASIL CINEMUNDI: WORLD CINEMA FUND (Alemanha), NUEVAS MIRADAS-EICTV (Cuba), BIOBIOCINE (Chile), CONECTA-CHILE DOC (Chile), MAFF (Espanha), DOCSP (Brasil), DOCMONTEVIDEO (Uruguai), VENTANA SUR (Argentina), INSTITUTO OLGA RABINOVICH/PROJETO PARADISO (Brasil)
APOIO: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL E CAFÉ 3 CORAÇÕES.
IDEALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO:UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DO TURISMO | GOVERNO FEDERAL