PERFORMANCE EXCLUSIVA “MUSEU DOS MENINOS – ARQUEOLOGIAS DO FUTURO” NESTE SÁBADO NA CINEBH

Destaque da programação da 14ª CineBH, o Pandêmica Coletivo Temporário de Criação estreia neste sábado, dia 31, às 21 horas, o experimento ao vivo “Museu dos Meninos – Arqueologias do Futuro”, numa versão exclusiva para a 14ªCineBH, desenvolvida pelo diretor e performer Maurício Lima. 

A encenação reúne depoimentos de jovens negros da favela carioca do Complexo do Alemão que não entraram para as estatísticas do Mapa da Violência. Através de fotografias, narração em off, jogos de luz e sombras e relação direta com o público, o trabalho busca refletir, em tempo real, o impacto da violência nas periferias, agravado pelos efeitos da pandemia.

Após a exibição ao vivo no sábado, a performance ficará disponível para o público por 48 horas no site www.cinebh.com.br.

Pandêmica Coletivo Temporário de Criação

Formada em março e com objetivo de promover exibições teatrais online durante a pandemia, o  Pandêmica Coletivo Temporário de Criação é uma agremiação de artistas de várias regiões do Brasil. Conduzido por Juracy de Oliveira, ator e diretor cearense radicado no Rio de Janeiro, o grupo tem se dedicado à pesquisa em criações remotas transmitidas pelo Zoom. Uma das principais características da iniciativa é a presença de artistas de teatro de diversas cidades do país, de diferentes gerações e lugares sociais. 

Dois projetos do Pandêmica integram a programação da 14ªCineBH. Em “12 Pessoas com Raiva” apresentado na última quinta-feira durante a abertura da Mostra, o diretor Juracy de Oliveira adapta, para a realidade brasileira contemporânea, a peça “12 angry men”, de Reginald Rose – que, sob o título “12 Homens e uma Sentença”, virou um filme de cinema em 1957 e um telefilme em 1997. A performance ficará disponível até às 23h59 do dia 31 de outubro no site www.cinebh.com.br

Sobre o destaque recebido nesta edição da CineBH com esses dois trabalhos do Pandêmica, o diretor Juracy de Oliveira faz uma importante reflexão. “Creio que estamos conseguindo entender a importância da união e do coletivo. Precisamos estar juntos e acho que a Mostra está aberta a isso. Um grupo de teatro abrindo uma mostra de cinema. É lindo! Essa experiência alterou a minha visão, principalmente, sobre o nosso ofício e sobre tudo relacionado a ele, seja no cinema, na tv ou no teatro. Temos uma importância singular para esse país, nós, os artistas”, afirma.

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineBH/Brasil CineMundi nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineBH e Brasil CineMundi, acompanhar a evolução e notícias dos eventos e receber conteúdos exclusivos. Canais e endereços:

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducaoNo Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: brasilcinemundicinebh / universoproducaoNo LinkedIn: universo-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

***

SERVIÇO

14ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE 

BRASIL CINEMUNDI – 11th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING 

29 de outubro a 2 de novembro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

PATROCÍNIO: COPASA, CEMIG | GOVERNO DE MINAS GERAIS

PARCERIA CULTURAL: SESC EM MINAS, GOETHE-INSTITUT, CASA DA MOSTRA

PARCEIROS BRASIL CINEMUNDI: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS DOT, MISTIKA, PARATI FILMS, CTAV E ATELIÊ BUCARESTE

COOPERAÇÃO BRASIL CINEMUNDI: WORLD CINEMA FUND (Alemanha), NUEVAS MIRADAS-EICTV (Cuba), BIOBIOCINE (Chile), CONECTA-CHILE DOC (Chile), MAFF (Espanha), DOCSP (Brasil), DOCMONTEVIDEO (Uruguai), VENTANA SUR (Argentina), INSTITUTO OLGA RABINOVICH/PROJETO PARADISO (Brasil)

APOIO: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL E CAFÉ 3 CORAÇÕES.

IDEALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO:UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DO TURISMO | GOVERNO FEDERAL