NA 14ª MOSTRA CINEBH, O CINEMA É UMA AULA DE EDUCAÇÃO

Sessões Cine-Escola e debates serão promovidas para atender estudantes a partir de 5 anos. Os filmes ficam  disponíveis de 29 de outubro a 06 de novembro, no site www.cinebh.com.br

Estudantes e educadores tem programação garantida na programação da 14a CineBH – Mostra de Cinema Internacional de Belo Horizonte com a realização de sessões cine-escola e cine-debates planejados para atender os alunos a partir de 5 anos de idades. Os filmes estarão disponíveis de 29 de outubro a 6 de novembro no site www.cinebh.com.br. possibilitando que os professores tenham mais tempo para trabalhar os títulos com os aluno.

Para os curtas, foi preparado um material exclusivo de cada filme do Cine-Escola com sugestões de reflexões e atividades para serem trabalhadas com os alunos. Este material pode ser solicitado através do email cine-escola@universoproducao.com.br informando o nome da escola e a cidade. Para o longa “Meu nome é Daniel” (faixa etária a partir de 14 anos), foi gravado um bate-papo com o diretor do filme que estará disponível na sequência da exibição do longa-metragem.

Nas edições anuais da Mostra CineBH, a Universo Produção promove o Cine-Expressão – A Escola Vai ao Cinema, que possibilita conscientizar, sensibilizar e envolver o universo educacional no contexto do audiovisual. O programa sociocultural-educacional une as linguagens educação e cultura, com foco na formação do cidadão a partir do uso do audiovisual no processo pedagógico interdisciplinar, com a realização de sessões cine-escola, atendendo educadores e estudantes a partir de cinco anos de idade, seguidos de bate-papo com os diretores e/ou representantes dos filmes.

Todas as atividades serão desenvolvidas em plataforma virtual no site oficial do evento – www.cinebh.com.br, mantendo o mesmo propósito e conceito das edições realizadas presencialmente.

Inscreva-se na mostra CineBH para receber as novidades em primeira mão

CINE-EXPRESSÃO – SELEÇÃO DE FILMES

RENASCIDA DAS ÁGUAS
Direção: Julio Quinan
Para a construção de uma das maiores hidrelétricas, uma bela paisagem deve ser destruída. No meio do caminho, uma pequena cidade resiste à mudança.

TEM UM MONSTRO NA LOJA
Direção: Jaqueline Dulce Moreira
Filme que conta a história da Ana Galocha, uma personagem infantil criada para contar às crianças sobre a cultura, hábitos e tradições da vida rural, principalmente do estado de Minas Gerais. Neste filme ela descobre sobre a carranca e, em meio às confusões e aos mistérios, ensina sobre o valor cultural das carrancas e da importância das crianças saberem sobre as peças históricas da sua terra.

* Faixa etária sugerida: 5 a 7 anos

ANTES QUE VIRE PÓ
Direção: Danilo Custódio
Luan é um garoto sensível que acolhe um passarinho. A partir daí, começa a refletir sobre a fragilidade da vida e se depara com o fato de que nada dura para sempre, ao mesmo tempo em que descobre que o máximo que podemos
fazer a respeito é cuidar de tudo com muito amor, antes que vire pó.

DILÚVIO
Direção: Gustavo Spolidoro
Preservação, viver em comunidade e a poluição de cada um de nós são temas que surgem nas margens do arroio que cruza a cidade de Porto Alegre: o Dilúvio. Um grupo de estudantes e sua professora fazem um passeio da nascente à sua foz e juntos fazem uma divertida investigação.

* Faixa etária sugerida: 8 a 10 anos

TRINCHEIRA

Direção: Paulo Silver
Num aterro de lixo, um garoto observa o imponente muro de um condomínio de luxo. Gabriel usa sua imaginação para construir seu mundo fantástico.

TORCIDA ÚNICA
Direção: Catarina Forbes
Na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2008, o São Paulo jogaria com o Fluminense no Morumbi por uma vitória para ser campeão. No meio disso, acompanhamos a família de Laura e a expectativa dela, do pai e dos irmãos para ir ao estádio assistir ao jogo, ao qual, supostamente, todos compareceriam.

* Faixa etária sugerida: 11 a 13 anos


MEU NOME É DANIEL
Direção: Daniel Gonçalves
Daniel Goncalves nasceu com uma deficiência que nenhum médico foi capaz de diagnosticar. Neste documentário pessoal, o jovem cineasta residente no Rio de Janeiro traça o caminho de sua vida para tentar compreender sua condição. A partir de imagens de arquivo da família e de cenas gravadas hoje em dia, vamos passear por momentos, histórias e reflexões de Daniel.

* Faixa etária sugerida: 14 anos

SOBRE A MOSTRA CINEBH – BH INTERNATIONAL FILM FESTIVAL
A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 14ª edição de 29 de outubro a 2 de novembro de 2020. Promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional. Apresenta-se como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países. A programação prevê exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, realiza programa de formação com a oferta de oficina, laboratórios, debates e painéis, promove o fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede de contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual em uma programação abrangente e gratuita.

A 14ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 11º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2020 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação).

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineBH/Brasil CineMundi nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineBH e Brasil CineMundi, acompanhar a evolução e notícias dos eventos e receber conteúdos exclusivos. Canais e endereços:

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducaoNo Youtube: Universo ProduçãoNo Twitter: @universoprod

No Facebook: brasilcinemundi/ cinebh / universoproducaoNo LinkedIn: universo-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

***

SERVIÇO

14ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE 

BRASIL CINEMUNDI – 11th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING 

29 de outubro a 2 de novembro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

PATROCÍNIO: COPASA, CEMIG |GOVERNO DE MINAS GERAIS 

PARCERIA CULTURAL: SESC EM MINAS, GOETHE-INSTITUT, CASA DA MOSTRA

PARCEIROS BRASIL CINEMUNDI: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS DOT, MISTIKA, PARATI FILMS, CTAV E ATELIÊ BUCARESTE

COOPERAÇÃO BRASIL CINEMUNDI: WORLD CINEMA FUND (Alemanha), NUEVAS MIRADAS-EICTV (Cuba), BIOBIOCINE (Chile), CONECTA-CHILE DOC (Chile), MAFF (Espanha), DOCSP (Brasil), DOCMONTEVIDEO (Uruguai), VENTANA SUR (Argentina), INSTITUTO OLGA RABINOVICH/PROJETO PARADISO (Brasil)

APOIO: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL E CAFÉ 3 CORAÇÕES.

IDEALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO:UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DO TURISMO | GOVERNO FEDERAL