
PITCHING DE IDEIAS MARCA O ENCERRAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE ROTEIRO DA 14ª CINEBH E O 11º BRASIL CINEMUNDI
Neste domingo, dia 1o de novembro, as atividades dos Laboratórios de Roteiro realizados pelo Programa de Formação Audiovisual da 14ª CineBH e 11o Brasil CineMundi foram concluídas num Pitching de Ideias realizado virtualmente, na plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
No Pitching de Ideias dos Labs de Roteiro, os participantes apresentaram seus projetos aos colegas e a um júri formado por Di Moretti, instrutor do Laboratório de Ficção e Documentário; Rosana Urbes, responsável pelo Laboratório de Roteiro para Animação; Aurélio Aragão, instrutor do Laboratório de Séries de Ficção.
Cada participante teve um minuto para expor suas ideias de forma precisa e sucinta. Os jurados tinham um minuto para fazerem suas considerações, e os alunos, um minuto para responder aos questionamentos. Este tipo de apresentação, em formato de pitching, é cada vez mais utilizado em exposições de projetos audiovisuais, inclusive em outras atividades do Brasil CineMundi.
Ao final da atividade, foram escolhidas as três melhores propostas, uma de cada Lab e também a preferida pelo Júri Popular, composto pelos alunos. Do Laboratório de Roteiro de Ficção e Documentário, a vencedora foi “Antes de falar do Amor”, de Sarah Tavares Barbosa. Do Lab de Roteiro de Séries de Ficção, a escolhida foi “Obrigada, Não” de Gabriela Estevão. E a proposta vencedora do Laboratório de Roteiro para Animação, e também a favorita do Júri Popular, foi “Mãe, como você me ouve?”, de Viviane e Ariel Sales. Os idealizadores das propostas vencedoras ganharam um kit da 14a CineBH contendo camisa e porta-copos oficial do evento, sacochila do Sesc em Minas e Café 3 Corações.
Viviane Sales, juntamente com seu filho Ariel, de seis anos, vibrou com o resultado. “Ainda estou em êxtase com essa experiência! Minha empolgação ao ganhar hoje foi realmente legítima e genuína. É a minha primeira vez na CineBH. Escolhi fazer esse laboratório de roteiro num momento muito conturbado: Trabalhando de segunda a sábado, cuidando do meu filho e da casa. Essa troca durante esses quatro dias foi essencial. Foi na correria e no sacrifício, mas valeu cada segundo. Saí da minha zona de conforto, que é a fotografia, fui em busca de novos conhecimentos e saí com um prêmio inestimável: A fé em mim mesma e no audiovisual”.
Di Moretti justifica a escolha da proposta vencedora. “Foi um consenso dos oficineiros e, como vimos depois, dos próprios alunos. A grande qualidade deste projeto é sua originalidade, a forma surpreendente de contar uma história destes dois pontos de vistas, da mãe e da criança ainda em gestação. É o tipo de ideia única e original que pode gerar muitas reflexões e possibilidades imagéticas para uma animação”. Rosana Urbes complementa explicando que “entre tantos bons projetos, ‘Mãe como você me ouve?’ cativou o júri pela humanidade da proposta. Além disso, a ideia está muito bem resolvida para o formato escolhido, que é o curta-metragem.
Os instrutores fazem um balanço muito positivo do Pitching de Ideias no formato virtual. “Foi bem representativo o número de projetos apresentados”, destaca Moretti. O sentimento é compartilhado por Urbes, que reforça que “a capacidade de adaptação à essa nova realidade, pra tornar possível nosso encontro e a oficina, foi admirável. A qualidade dos projetos apresentados, desenvolvidos em tão pouco tempo, também foi surpreendente. Ideias muito boas. Deixo o pitching torcendo pelo florescimento de cada um desses projetos”.
Ao todo, 75 alunos participaram, entre os dias 29 de outubro e 1o de novembro, dos Laboratórios de Criação de Roteiro Cinematográfico (ficção e documentário); Roteiro para Animação; e Roteiro para Séries de TV, promovidos pelo 11o Brasil CineMundi, dentro da programação da 14a CineBH. As atividades integraram o Programa de Formação Audiovisual que ofereceu também a Oficina Análise de Estilos Cinematográficos, ministrada pelo crítico, programador e professor Victor Guimarães (MG), que selecionará cinco jovens universitários para integrar o Júri Jovem da 24a Mostra de Cinema de Tiradentes (janeiro/2021), que elegerá o melhor longa-metragem da Mostra Olhos Livres.
***
ATENÇÃO:
Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineBH/Brasil CineMundi nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineBH e Brasil CineMundi, acompanhar a evolução e notícias dos eventos e receber conteúdos exclusivos. Canais e endereços:
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: brasilcinemundi/ cinebh / universoproducaoNo LinkedIn: universo-produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
***
SERVIÇO
14ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
BRASIL CINEMUNDI – 11th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING
29 de outubro a 2 de novembro de 2020
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
PATROCÍNIO: COPASA, CEMIG | GOVERNO DE MINAS GERAIS
PARCERIA CULTURAL: SESC EM MINAS, GOETHE-INSTITUT, CASA DA MOSTRA
PARCEIROS BRASIL CINEMUNDI: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS DOT, MISTIKA, PARATI FILMS, CTAV E ATELIÊ BUCARESTE
COOPERAÇÃO BRASIL CINEMUNDI: WORLD CINEMA FUND (Alemanha), NUEVAS MIRADAS-EICTV (Cuba), BIOBIOCINE (Chile), CONECTA-CHILE DOC (Chile), MAFF (Espanha), DOCSP (Brasil), DOCMONTEVIDEO (Uruguai), VENTANA SUR (Argentina), INSTITUTO OLGA RABINOVICH/PROJETO PARADISO (Brasil)
APOIO: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL E CAFÉ 3 CORAÇÕES.
IDEALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO:UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DO TURISMO | GOVERNO FEDERAL