PROGRAMA DE FORMAÇÃO AUDIOVISUAL PROMOVE OFICINA E LABS DE ROTEIRO DURANTE A 14ª MOSTRA CINEBH E 11º BRASIL CINEMUNDI

As inscrições gratuitas estão abertas e devem ser feitas até o dia 21 de outubro ou até atingir o limite de vagas, pelo site www.cinebh.com.br

De 29 de outubro a 2 de novembro, serão realizados a 14a CineBH – Mostra de Cinema Internacional de Belo Horizonte e o 11o Brasil CineMundi – 11th International Coproduction Meeting. Neste ano, as atividades serão realizadas em plataforma virtual, de forma a respeitar o isolamento social necessário para conter a pandemia de Covid-19, mas mantendo o mesmo propósito e conceito das edições realizadas presencialmente.

Durante os cinco dias de programação gratuita e diversificada, a 14a CineBH promove, além da exibição de filmes, debates, estudo de caso e rodas de conversa, o Programa de Formação Audiovisual com o objetivo de fornecer ferramentas conceituais e práticas de qualificação profissional e troca de experiências entre os diferentes agentes do setor. A iniciativa oferece atividades de capacitação e formação para profissionais do segmento audiovisual e interessados em geral, viabiliza encontros, diálogos, discussões e estabelece redes de contato e conexões com foco no mercado audiovisual.

Em 2020, o Programa de Formação Audiovisual realizará uma oficina e três laboratórios de roteiros com instrutores que são referência da área no país com a oferta de 105 vagas. Os interessados podem escolher uma entre as seguintes modalidades: Oficina Análise de Estilos Cinematográficos, Laboratório de Roteiro de Ficção e Documentário, Laboratório de Roteiro para Animação e Laboratório de Roteiro de Séries de Ficção. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 23h59 (horário de Brasília) do dia 21 de outubro ou até atingir o limite de vagas, pelo site www.cinebh.com.br. É permitida apenas uma inscrição por pessoa e ultrapassando o número de vagas oferecidas, os candidatos serão selecionados pela organização do evento.

Raquel Hallak, coordenadora geral da 14ª CineBH destaca “a formação é um pilar fundamental para o fomento da indústria audiovisual em Minas Gerais e no Brasil, por isto, a cada edição do evento renovamos o compromisso de oferecer a oportunidade para profissionais do setor e interessados em geral participarem de atividades formativas que possam contribuir para sua atuação, conhecimento e troca de experiências.”

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

OFICINA E LABS DE ROTEIRO

Com o propósito de contribuir para formação da nova geração de críticos de cinema, a oficina Análise de Estilos Cinematográficos será ministrada pelo crítico, programador e professor Victor Guimarães (MG). O objetivo da atividade, voltada para participantes de 18 a 25 anos, é desenvolver análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos e selecionar cinco jovens universitários para integrar o Júri Jovem da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes (janeiro/2021), que elegerá o melhor longa-metragem da Mostra Olhos Livres. A oficina será realizada de 30 de outubro a 1o de novembro, sexta a domingo, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas. São oferecidas 30 vagas.

O Programa de Formação Audiovisual promoverá  também três laboratórios de roteiros com diferentes enfoques – Ficção e Documentário, Animação e Série de Ficção.

O roteirista Di Moretti (SP) ministra o Laboratório de Roteiro de Ficção e Documentário.A atividade engloba temas que descrevem a confecção de um roteiro cinematográfico e a distinção entre os roteiros de documentário e de ficção. No Lab, serão analisadas essas diferenças e similaridades, para entender como as duas linguagens funcionam na escrita do roteiro, ficcional ou documental. Cada um dos quatro módulos do Lab se divide entre explanações teóricas e exercícios práticos. Pretende-se, como produto final, o desenvolvimento de um argumento de curta. O Laboratório será realizado entre os dias 29 de outubro e 1o de novembro, quinta a domingo, das 10 às 12 horas (quinta a sábado) e das 10 às 13 horas (no domingo). São oferecidas 25 vagas, para interessados a partir de 18 anos.

A diretora, roteirista, storyboarder e animadora Rosana Urbes será a responsável pelo Laboratório de Roteiro para Animação, focado no processo de roteiro para animações. Os participantes verão como a imagem interfere e, muitas vezes, conduz a confecção do roteiro no processo específico dessa linguagem cinematográfica. O Lab apresenta aspectos teóricos, vivências e propõe exercícios práticos a partir das ideias discutidas em aula. O Lab será realizado de 29 de outubro a 1ode novembro, quinta a domingo, das 15 às 17 horas (quinta a sábado) e das 10 às 13 horas (domingo). São ofertadas 25 vagas, para interessados a partir de 18 anos.

O roteirista, diretor e editor Aurélio Aragão será o responsável pelo Laboratório de Roteiro de Séries de Ficção, que investiga os elementos de séries originais de ficção partindo da ideia inicial até o projeto básico para pitching e venda. A partir de exercícios práticos, o laboratório discute e desenvolve ferramentas fundamentais de uma narrativa seriada, como tema, personagens, formato, universo e linha do tempo. Ao final, será construída, de forma compartilhada, uma apresentação de um projeto original de série ficcional, direcionada para a identificação com o seu público-alvo. A atividade será realizada entre os dias 30 de outubro e 1o de novembro, de sexta a domingo, das 14 às 16 horas (sexta), das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas (sábado) e das 10 às 13 horas (domingo). Estão disponíveis 25 vagas, para interessados a partir de 18 anos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

SOBRE A MOSTRA CINEBH – BH INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte,o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 14ª edição de 29 de outubro a 2 de novembro de 2020. Promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional. Apresenta-se como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países. A programação prevê exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, realiza programa de formação com a oferta de oficina, laboratórios, debates e painéis, promove o fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede de contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual em uma programação abrangente e gratuita.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

SOBRE O  BRASIL CINEMUNDI

O 11oBrasil CineMundi – International Coproduction Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro. Tem o propósito de apresentar ao mercado projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações. O evento promove a ampliação da rede de contatos e negócios entre profissionais brasileiros e representantes da indústria nacional e estrangeira, além de atividades de capacitação, cooperação, intercâmbio, meetings e premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção independente de perspectiva autoral e inovadora.

A 14ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 11º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2020 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação).

***

Link para fotos: www.flickr.com/photos/universoproducao/

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineBH/Brasil CineMundi nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineBH e Brasil CineMundi, acompanhar a evolução e notícias dos eventos e receber conteúdos exclusivos. Canais e endereços:

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducaoNo Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: brasilcinemundi/ cinebh / universoproducaoNo LinkedIn: universo-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

***

SERVIÇO

14ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE 

BRASIL CINEMUNDI – 11th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING 

29 de outubro a 2 de novembro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

PATROCÍNIO: COPASA, CEMIG |GOVERNO DE MINAS GERAIS 

PARCERIA CULTURAL: SESC EM MINAS, GOETHE-INSTITUT, CASA DA MOSTRA

PARCEIROS BRASIL CINEMUNDI: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS DOT, MISTIKA, PARATI FILMS, CTAV E ATELIÊ BUCARESTE

COOPERAÇÃO BRASIL CINEMUNDI: WORLD CINEMA FUND (Alemanha), NUEVAS MIRADAS-EICTV (Cuba), BIOBIOCINE (Chile), CONECTA-CHILE DOC (Chile), MAFF (Espanha), DOCSP (Brasil), DOCMONTEVIDEO (Uruguai), VENTANA SUR (Argentina), INSTITUTO OLGA RABINOVICH/PROJETO PARADISO (Brasil)

APOIO: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL E CAFÉ 3 CORAÇÕES.

IDEALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO:UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DO TURISMO | GOVERNO FEDERAL