QUATRO LONGAS BRASILEIROS QUE VOCÊ NÃO PODE PERDER NA CINEBH

De 29 de outubro a 2 de novembro estarão disponíveis 54 filmes de 12 países no site da CineBH. Além de debates, oficinas, masterclasses e muito mais. Neste post separamos quatro longas-metragens que você deve ver. As produções escolhidas mostram a pluralidade do cinema contemporâneo produzido no país. Confira.

Terminal Praia Grande, de Mavi Simão

Ficção | Colorido | DCP | 74 min | 2020

Este é um filme de suspense com drama. Um gênero não tão explorado pelo cinema nacional. Mas, o filme de Mavi Simão, é muito intrigante. É a primeira experiência da diretora com longa. A produção passou por alguns festivais e foi gravado em São Luís. Em resumo, é a história de Catarina que reencontra Francisco, com quem teve uma relação. Na conversa deles ele esconde o motivo do desaparecimento. Catarina toma um porre. Mesmo de ressaca, ela sai e acaba encontrando seu destino.

Luz nos Trópicos, Paula Gaitán

Ficção | Colorido | DCP | 260 min | 2020

O longa passou em Berlim e a narrativa dele atravessa a história da América do Sul por meio da trajetória de um indígena. É uma produção intimista de quase 4 horas. É um filme que recoloca a história da América em outro patamar. Sendo assim, Paula Gaitán passa por histórias e linhas do tempo para contar a tudo sobre o continente.

Rodson ou (Onde o Sol Não Tem Dó), de Cleyton Xavier, Clara Chroma, Orlok Sombra

Ficção | Colorido | Digital | 74 min | 2020

Esta é uma produção do coletivo de realizadores independentes do Ceará. Um longa insano e de baixo orçamento. Trabalha com linguagem do meme e gif para falar de política e sociedade. Apresenta figuras performáticas e é bem diferente. A sinopse do filme já é algo que chama atenção. Diz: “RODSON®. Um garoto, só mais um de muitos… O governo anarcocrenty comete o engano de achar que a besta estivera sob controle, mas sua mente concebe CALEB® o alterego de RODSON@ que o lança estrada a fora”.

O Cemitério das Almas Perdidas, de Rodrigo Aragão

Ficção | Colorido | DCP | 95 min | 2020

Rodrigo Aragão é conhecido por ter dado o ponta pé no novo cinema de terror brasileiro. O Cemitério das Almas Perdidas é a primeira produção de grande orçamento do diretor, sendo assim, surpreende. Remonta os tempos de caravelas no Brasil. Em resumo, mostra a chegada de um livro e jesuítas no Brasil. Eles fazem rituais e iniciam um reinado de terror no Brasil, até serem amaldiçoados a viver eternamente presos sob os túmulos de um cemitério. Mas eles são libertos e assombram o país.

SOBRE A MOSTRA CINEBH – BH INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 14ª edição de 29 de outubro a 2 de novembro de 2020. Promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional. Apresenta-se como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países. A programação prevê exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, realiza programa de formação com a oferta de oficina, laboratórios, debates e painéis, promove o fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede de contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual em uma programação abrangente e gratuita.

A 14ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 11º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2020 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação).

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineBH/Brasil CineMundi nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineBH e Brasil CineMundi, acompanhar a evolução e notícias dos eventos e receber conteúdos exclusivos. Canais e endereços:

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducaoNo Youtube: Universo ProduçãoNo Twitter: @universoprod

No Facebook: brasilcinemundi/ cinebh / universoproducaoNo LinkedIn: universo-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

***

SERVIÇO

14ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE 

BRASIL CINEMUNDI – 11th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING 

29 de outubro a 2 de novembro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

PATROCÍNIO: COPASA, CEMIG |GOVERNO DE MINAS GERAIS 

PARCERIA CULTURAL: SESC EM MINAS, GOETHE-INSTITUT, CASA DA MOSTRA

PARCEIROS BRASIL CINEMUNDI: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS DOT, MISTIKA, PARATI FILMS, CTAV E ATELIÊ BUCARESTE

COOPERAÇÃO BRASIL CINEMUNDI: WORLD CINEMA FUND (Alemanha), NUEVAS MIRADAS-EICTV (Cuba), BIOBIOCINE (Chile), CONECTA-CHILE DOC (Chile), MAFF (Espanha), DOCSP (Brasil), DOCMONTEVIDEO (Uruguai), VENTANA SUR (Argentina), INSTITUTO OLGA RABINOVICH/PROJETO PARADISO (Brasil)

APOIO: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL E CAFÉ 3 CORAÇÕES.

IDEALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO:UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DO TURISMO | GOVERNO FEDERAL