Data: 30 out à 1 nov | sexta a domingo | 14 às 16h (sexta), 10 às 12h e 14 às 16h (sábado) e 10 às 13h (domingo)

Carga horária: 9 horas

Vagas: 25

Faixa etária: a partir de 18 anos

Objetivo: Este Laboratório vai investigar os elementos de séries originais de ficção partindo da ideia inicial até chegar ao projeto básico de pitching e venda. Com exercícios práticos, o laboratório vai discutir e desenvolver as ferramentas fundamentais de uma narrativa seriada: tema, personagens, formato, universo e linhas do tempo. Ao final, vamos construir de forma compartilhada, uma apresentação de um projeto original de série ficcional, direcionada para a identificação com o seu público-alvo.

 

Conteúdo Programático:

  • Identificação dos pontos forte dos projeto. Traçar as linhas de força entre Personagem, Universo, Formato e Conceito. Quais são os pontos de diferença, quais são os pontos de reconhecimento. Definição de gênero e tom.
  • O corte vertical da narrativa. Conhecendo a fundo as peças que compõem a série. As camadas do protagonista reveladas, as relações de conflito e contraste com outros personagens. O universo revelado na Arena e no frame do contexto que do que será contado.
  • Corte horizontal da narrativa. Os conflitos em movimento para inventar um enredo. Escala de Conflito e Pontos fundamentais da narrativa. Esboço do arco da temporada.
  • Pitching e avaliação dos projetos. Identificação do estágio de cada série e indicação dos próximos passos.

 

Mini Currículo do instrutor


Roteirista de televisão e cinema, professor de roteiro da Escola de Comunicação (ECO) – UFRJ, professor de roteiro da Academia Internacional de Cinema (AIC) e  consultor do Laboratório Segundo Andar. Para a televisão roteirizou séries como Por Isso Sou Vingativa (Multishow), Os Homens São de Marte (Gnt), Me Chama de Bruna (Fox Premium), A divisão (Globoplay) e Férias em Família (Multishow) . Para cinema foi roteirista dos longas A Divisão, New Life S.A., e O Cerco (do qual também é diretor). Também roteirizou e dirigiu vários  curtas premiados, entre eles Cá e Lá (Melhor Roteiro no Festival de Brasília), Quando um burro fala… (Prêmio Júri Popular no FBCU, Melhor Roteiro no Festival de Brasília,) e Só Mais um Filme de Amor (Melhor Ator no Festival de Brasília e Melhor Filme no Festival do Juri Popular -CE) e o podcast Praia dos Ossos.