SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA 19ª CINEBH RECEBE INSCRIÇÕES E REÚNE ESPECIALISTAS DE 15 PAÍSES EM DEBATES E PAINÉIS
Publicado em 11 set 2025Gratuito e presencial, evento recebe inscrições até 18 de setembro e promove 13 atividades sobre regulação, coprodução e futuro do audiovisual. Seminário irá reunir especialistas do Brasil, América Latina, Europa, África e Ásia
A 19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 16º Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução recebem, de 24 a 27 de setembro, no Palácio das Artes, o Seminário Internacional “Audiovisual em Conexão”. As inscrições estão abertas até 18 de setembro pelo site www.cinebh.com.br. O seminário reúne 13 atividades, entre debates e painéis, com convidados de países como Brasil, Peru, México, Colômbia, Chile, Argentina, Cuba, França, Itália, Alemanha, Espanha, Filipinas, Taiwan, Angola e Ruanda. O Seminário Internacional “Audiovisual em Conexão” é gratuito, presencial e conta com tradução simultânea em português, espanhol, inglês e francês, conforme a mesa.
Com o tema “Audiovisual em Conexão: regulação, coprodução e os desafios do mercado”, a proposta é refletir sobre o papel estratégico do audiovisual no desenvolvimento, discutir modelos de financiamento e circulação global e debater os impactos das novas tecnologias na indústria. A programação se organiza em três eixos principais: políticas públicas e regulação; coprodução internacional como estratégia de expansão; e futuro do audiovisual diante das transformações tecnológicas. Segundo Raquel Hallak, coordenadora da Mostra CineBH, o seminário se consolida como espaço de articulação entre criadores, pesquisadores, gestores e profissionais do setor. “Mais do que reunir especialistas, buscamos provocar diálogos que ajudem a pensar o audiovisual como projeto de país. O seminário é uma oportunidade de conectar experiências locais e internacionais e, a partir dessa troca, fortalecer o ecossistema de forma inclusiva, soberana e sustentável”, afirma.
A programação abre em 24 de setembro, às 10h30, com a mesa “Audiovisual como projeto de país: regulação, democracia e desenvolvimento”, que traz representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário e sociedade civil para discutir a urgência de um marco regulatório para as plataformas digitais. Ainda no dia 24, às 12h30, acontece a roda de conversa “O percurso de Carlos Francisco: o ator em cena”, na qual o homenageado da 19ª CineBH fala sobre sua trajetória. Na sequência, às 14h30, o debate “Nós somos o nosso futuro?” apresenta reflexões da curadoria sobre o papel do cinema latino-americano em um cenário de tensões geopolíticas Na sequência, o painel “Iniciativas sustentáveis na produção audiovisual: a experiência do Amazon MGM Studios Brasil”, às 16h30, destaca práticas pioneiras de sustentabilidade em sets de filmagem. A programação do seminário do dia 24 termina às 17h30 com a mesa “Film Commission: Potência Pública para o Audiovisual Brasileiro”, que reúne Joelma Gonzaga e Thaylane Cristina para discutir o papel das Film Commissions como instrumentos estratégicos para fortalecer o audiovisual brasileiro e apresentar o lançamento do catálogo da BH Film Commission.
No dia 25, a programação segue com o debate “Filmar com o território”, às 10h30, reunindo realizadores de Brasil, México e Peru para discutir cinema enraizado em contextos locais. Às 14h30, o encontro “Conectar para criar: redes que transformam o audiovisual latino-americano” traz lideranças da Colômbia, Cuba, México, Chile, Brasil e Espanha para compartilhar experiências colaborativas. Encerrando o dia, às 16h45, o debate “Como internacionalizar seu filme: conexões entre América Latina e Europa” apresenta agentes de vendas, distribuidores e produtores de França, Itália, Alemanha, Espanha, Colômbia e Brasil. Ainda neste dia, em parceria com a UEMG, será promovida a mesa “Uemg na Cena, um projeto mensal de exibição e debate de filmes, que promove reflexões educativas e científicas em diálogo com a comunidade acadêmica e a sociedade.
A sexta-feira, 26, começa às 10h30 com o debate “Os filmes e seus países”, em que realizadores da Colômbia, Argentina, Chile e Uruguai refletem sobre identidade e circulação. Às 14h30, a mesa “Coprodução internacional: estratégias, caminhos e parcerias globais” traz produtores da França, Brasil, Filipinas, Itália e Taiwan. O painel “Circulação e cooperação no cinema entre Brasil e países africanos”, às 16h45, reúne representantes de Angola, Ruanda e Brasil para repensar rotas entre o Sul Global.
No sábado, 27, às 10h30, o debate “Circuitos latinos: redes, resistências e a circulação do cinema de autor na América Latina” foca nos desafios de distribuição regional com vozes do Uruguai, Colômbia, Chile e Brasil. Às 12h30, roda de conversa “Vidas de Crime”, reúne o diretor do filme Assalto à brasileira José Eduardo Belmonte e o ator Christian Malheiros para refletirem sobre a tradição dos filmes de crime no Brasil e como o gênero reflete e impacta a relação do público com a realidade social do país. Às 14h30, o painel “Audiovisual em transformação: inovações, desafios e caminhos para o futuro” discute tecnologias emergentes como inteligência artificial, realidade virtual e blockchain. Encerrando o seminário, às 16h45, o estudo de caso “Do projeto à tela” apresenta as trajetórias dos filmes Nimuendajú e Suçuarana, que tiveram passagem pelo Brasil CineMundi e se tornaram longas premiados.
Seminário Internacional “Audiovisual em Conexão”
De 24 a 27 de setembro de 2025
Gratuito, mediante inscrição prévia até 18 de setembro em www.cinebh.com.br
24/09 – Quarta-feira
10h30 às 12h30 – Sessão de abertura: Audiovisual como projeto de país: regulação, democracia e desenvolvimento. Convidados: Aline Belli (SC), Durval Ângelo (MG), Eliane Parreiras (MG), Joelma Gonzaga (DF), Paulo Alcoforado (RJ). Mediação: Tatiana Carvalho Costa (MG). Debate em português com tradução simultânea para inglês.
12h30 às 13h30 – O percurso de Carlos Francisco: o ator em cena. Convidados: Carlos Francisco (MG), Gabriel Martins (MG), Júnia Torres (MG). Mediação: Marcelo Miranda (MG).
14h30 às 16h15 – Nós somos o nosso futuro?. Convidados: Cléber Eduardo (SP), Ester Marçal Fér (PR), Mariana Queen Nwabasili (SP). Debate em português com tradução simultânea para espanhol.
16h30 às 17h15 – Iniciativas sustentáveis na produção audiovisual: a experiência do Amazon MGM Studios Brasil. Convidada: Gisela B. Camara (RJ). Mediação: Pedro Butcher (RJ). Debate em português com tradução simultânea para inglês.
17h30 às 18h30 – Film Commission: Potência Pública para o Audiovisual Brasileiro. Convidadas: Joelma Gonzaga – secretária nacional de Audiovisual – SAV/Minc (DF) e Thaylane Cristina – gestora da BH Film Commission – Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte (MG)
25/09 – Quinta-feira
10h30 às 12h30 – Filmar com o território. Convidados: J.D. Fernández Molero (Peru), Lady Vinces (Peru), Leandro Alves (Brasil), Luna Marán (México). Mediação: Mariana Queen Nwabasili (Brasil). Debate em português e espanhol com tradução simultânea.
14h30 às 16h30 – Conectar para criar: redes que transformam o audiovisual latino-americano. Convidados: Carlos Moreno (Colômbia), Debora Ivanov (Brasil), Gustavo Jardim (Brasil), Ivette Liang (Cuba/Colômbia), Jesús Pimentel (México), Leonardo Ordóñez Galaz (Espanha/Chile). Mediação: Isona Admetlla (Alemanha). Debate em português e espanhol com tradução simultânea.
16h45 às 18h45 – Como internacionalizar seu filme: conexões entre América Latina e Europa. Convidados: Bénédicte Thomas (França), Cata Florez (Colômbia/Alemanha), Cosimo Santoro (Itália), Letícia Friedrich (Brasil), Lorena Morin (Alemanha/Espanha), Walter Tiepelmann (Argentina). Mediação: Séverine Roinssard (França). Debate em português, espanhol e francês com tradução simultânea.
19h às 21h30 – Uemg Na Cena. Convidadas: Aline Choucair Vaz – prof.ª. drª Faculdade de Educação da UEMG (MG), Amanda Tolomelli Brescia – prof.ª. drª Faculdade de Educação da UEMG (MG) e Ana Amélia de Paula Laborne – prof.ª. drª Unidade Ibirité da UEMG (MG)
26/09 – Sexta-feira
10h30 às 12h30 – Os filmes e seus países. Convidados: Andrés Jurado (Colômbia), Matias Ferreyra (Argentina), Tamara Uribe (Chile), Verónica Perrotta (Uruguai). Mediação: Cléber Eduardo (Brasil). Debate em português e espanhol com tradução simultânea.
14h30 às 16h30 – Coprodução internacional: estratégias, caminhos e parcerias globais. Convidados: Armi Rae Cacanindin (Filipinas), Joana Oliveira (Brasil), Julia Alves (Brasil), Juliette Lepoutre (França), Renata Pelizon (Brasil), Stefano Centini (Itália/Taiwan). Mediação: Ivan Melo (Brasil). Debate em português e inglês com tradução simultânea.
16h45 às 18h30 – Circulação e cooperação no cinema entre Brasil e países africanos. Convidados: Emerson Dindo (Brasil), Jorge Cohen (Angola), Mário Borgneth (Brasil), Romeo Umulisa (Ruanda). Mediação: Tatiana Carvalho Costa (Brasil). Debate em português e inglês com tradução simultânea.
27/09 – Sábado
10h30 às 12h30 – Circuitos latinos: redes, resistências e a circulação do cinema de autor na América Latina. Convidados: Esteban Schroeder (Uruguai), Felipe Lopes (Brasil), Marcela Lizcano (Colômbia), Paola Castillo (Chile). Mediação: Isona Admetlla (Alemanha). Debate em português e espanhol com tradução simultânea.
12h30 às 13h30 – Vidas de Crime. Convidados: José Eduardo Belmonte – diretor do filme Assalto à brasileira (SP) e Christian Malheiros – ator do filme Assalto à brasileira (SP). Mediação: Marcelo Miranda – curador, jornalista e crítico de cinema (MG)
14h30 às 16h30 – Audiovisual em transformação: inovações, desafios e caminhos para o futuro. Convidados: Adriana Yañez (SP), Lucas Taidson (MG), Rafael Neumayr (MG), Thaís Olivier (MG). Mediação: Marcelo Miranda (MG). Debate em português com tradução simultânea para inglês.
16h45 às 18h – Do projeto à tela. Convidados: Clarissa Campolina (MG), Luana Melgaço (MG), Sérgio Borges (PE), Tania Anaya (MG), Tatiana Mitre (MG). Mediação: Paulo de Carvalho (Alemanha). Debate em português com tradução simultânea para inglês.
***
A 19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 16º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2025 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).
***
SERVIÇO
19a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
16º BRASIL CINEMUNDI – ENCONTRO INTERNACIONAL DE COPRODUÇÃO
23 a 28 de setembro de 2025 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA
LEI FEDERAL DE INCENTIVO
ESTE PROJETO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE
Patrocínio Master: Petrobras
Patrocínio: Caixa, Rede Mater de Saúde, Prefeitura de Belo Horizonte, Codemge/Governo de Minas Gerais
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA CULTURA| GOVERNO FEDERAL UNIÃO E RECONSTRUÇÃO
***
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: brasilcinemundi/cinebh / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
Site oficial do evento: www.cinebh.com.br
Link para fotos |https://www.flickr.com/photos/universoproducao/
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Universo Produção – Laura Tupynambá– (31) 3282.2366 –imprensa@universoproducao.com.br
Jozane Faleiro – (31) 992046367 – jozane@luzcomunicacao.com.br
Wandra Araújo – (31) 999645007 – imprensa@luzcomunicacao.com.br
Eliz Ferreira – (11) 991102442 – eliz@atticomunicacao.com.br
Valéria Blanco – (11) 991050441 – atticomunicacao1@gmail.com
Produção de textos: Marcelo Miranda e Luz Comunicação