CINEBH MOSTRA O CINEMA PARA O MUNDO
E CELEBRA, EM 2021, 15 ANOS DE EXISTÊNCIA

“As coisas mudam no devagar depressa dos tempos.

Quem elegeu a busca não pode recusar a travessia…

Guimarães Rosa

A Mostra CineBH celebra, em 2021, 15 anos de travessia. Aqui estamos, lembrando o começo de tudo,acreditando em tudo o que já fizemos e no que está por vir. O evento nasceu no bairro de SantaTereza,um dos mais tradicionais redutos culturais da capital mineira, e foi responsável pela reabertura do Cine Santa Tereza, cinema de bairro fundado em 1944 e desativado desde 1980. Na ocasião, a Universo Produção instalou “uma operação” em tempo recorde de reconstrução do espaço físico do cinema,entreaberto provisoriamente para ser sede do evento (2007-2011)–um legado cinematográfico que motivou novas iniciativas e diálogos na comunidade, em Belo Horizonte e em Minas Gerais.

Com edições anuais e consecutivas desde 2007, a CineBH –Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira,chega a sua 15ª edição de 28 de setembro a 3 de outubro de 2021,reafirmando seu propósito de mostrar o cinema para o mundo, promover o diálogo entre as culturas, aproximar povos e continentes, fazer a conexão do cinema brasileiro com o mercado audiovisual, realizar encontros de negócios, investir na formação, intercâmbio e cooperação internacional, construir pontes nas escolas, comunidades, redes sociais e com a cidade de Belo Horizonte e Minas Gerais.

São seis dias de evento de intensas atividades para todas as idades e públicos. Uma temporada audiovisual de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro em intercâmbio com outros países, em conexão com as outras artes e em diálogo com a cidade de Belo Horizonte. Um espaço de formação, intercâmbio, lançamento e discussão da mais significativa produção cinematográfica atual. Um espaço de perspectivas e possibilidades do cinema do presente e do futuro.

A 15aMostra CineBH reúne uma seleção de mais de 90 filmes nacionais e internacionais, em pré-estreias e mostras temáticas,vindos 12 estados do Brasil (AL, BA, CE, DF, MG, MT, PE, RJ, RR, RS, SC e SP) e de 17 países (Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, EUA, Finlândia, França, Índia, Israel, Itália, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Qatar, Turquia e Uruguai). Coloca profissionais do audiovisual, da cultura e convidados no centro de 21 debates, rodas de conversa, painéis e show case. Investe na formação e capacitação de profissionais com a oferta de11 modalidades de cursos–oficinas, laboratórios de roteiros, workshops e masterclasses internacionais. Realiza sessões cine-escola, Mostrinha de Cinema, exposição e atrações artísticas. A programação é intensa, online e gratuita e acontece pelo site cinebh.com.br

Em diálogo e conexão com as cidades que integram a GrandeBH, o evento realiza anualmente a Mostra A Cidade em Movimento. O projeto concorreue ganhou o edital do Fundo Internacional de Ajuda para Organizações de Cultura e Educação 2021 do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do GoetheInstitut e de outros parceiros–www.goethe.de/hilfsfondso que assegurou a continuidade desta programação que reserva um espaço para seleção e exibição de filmesindependentes produzidos na Região Metropolitana de Belo Horizonte e a realização de rodas de conversa que reúnem cineastas, produtores e convidados especiais para dialogar sobre a vivência urbana diante de contextos sociais propostos pela curadoria de cada edição. Em 2021, a temática éCinema (em) Comum,trazendo como perspectiva a ideia do comum no cinema e convocando as relações entre filme, processo e cidade na construção de um sentido de comunidade.

Ao fazer 15 anos de história, a Mostra CineBH lança uma novidade–amplia o diálogo e a conexão com as comunidades, coletivos e projetos sociais com a realização da açãoQuemMovimenta a Cidade?–um recorte da programação A Cidade em Movimento que coloca em destaque ações, coletivos, projetos sociais e seus protagonistas para apresentar o resultado de seus trabalhos, pesquisas, ações e projetos que fazem a diferença na cena da cidade, de Minas Gerais e do Brasil. Uma iniciativa múltipla e diversa para compartilhar a caminhada, construir pontes de forma integrada e somar sonhos, afetos e desejos de movimentos de interesses comuns no anseio de dias melhores.

Integra também a programação o Brasil CineMundi – 12thInternationalCoproduction Meeting, o evento de mercado do cinema brasileiroconsolidado como um dos principais empreendimentos da indústria audiovisual e que oferece ambiente de mercado e plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro. O evento faz a conexão entre a produção brasileira e a indústria audiovisual.

Em suas edições anuais, o Brasil CineMundi seleciona projetos de longas-metragens em fases variadas de concepção. Nesta edição são 43 projetos de longas-metragens, sendo 33 projetos na fase de desenvolvimento ou pré-produção(categorias Horizonte, Doc Brasil Meeting, Foco Minas, Paradiso Multiplica),cincoprojetos na fase de produção e cincoprojetos na fase de finalizaçãopara serem apresentados para mais de 50 profissionais e representantes  da indústria audiovisual mundial–produtores, agentes de vendas, distribuidores, tutores especializados, representantes de fundos e programadores de festivais internacionais–que participam do evento para conhecer e fazer negócios com esses projetos, participar de debates, painéis, masterclasses, agenda de relacionamentos. São projetos selecionados com o intuito de conhecer e fazer negócios com futuros projetos de cinema brasileiro em longa-metragem.

A cada edição, a Mostra CineBH e o Brasil CineMundi renovam o compromisso de estabelecer parcerias produtivas a favor do cinema brasileiro, criando oportunidades de negócios, de inserção de projetos e profissionais brasileiros em eventos de mercado e festivais internacionais. Marcam um tempo sublime de ideias, encontros, crítica e discussões. Iniciativas que contribuem positivamente para aproximar povos e continentes, estabelecer o diálogo entre as culturas, ampliar possibilidades de inserção do cinema brasileiro no mercado global.

Vamos seguir juntos e fortes acreditando na ousadia e inovação em um cenário de transições e transformações,em que a persistência e a determinação são ingredientes que ampliam as possibilidades de potencializar e fazer com que a nossa cultura chegue a todos os cantos do Brasil e do mundo.

Este empreendimento audiovisual conta a participação dos profissionais do audiovisual e da cultura, imprensa, lideranças, comunidades e público em geral e é viabilizado graças à participação de empresas e parceiros comprometidos com a cultura no Brasil que acreditam na soma de esforços para a construção da cidadania em seus significados, conceitos e efeitos multiplicadores. Nossa gratidão a todos que fazem esta edição ser uma realidade.

Diante da sua tela e de seus olhos serão descortinadas infinitas possibilidades e histórias que podem se tornar fermento para novas frentes de atuação, visão, afetos, diálogos e reinvenção em tempos de redes em expansão.

Vamos seguir conectados. O audiovisual está em movimento, faz parte da nossa vida, integra a vida social, é estratégico para o desenvolvimento de uma nação.

Sejam bem-vindas e bem-vindos! 

Raquel Hallak d’Angelo
Quintino Vargas Neto
Fernanda Hallak d’Angelo
Diretores da Universo Produção e
Coordenadores da Mostra CineBH e Brasil CineMundi