SOMOS LATINOS

A Mostra CineBH nasceu em 2007 no bairro de Santa Tereza, um dos mais tradicionais redutos culturais da capital mineira, e foi responsável pela reabertura do Cine Santa Tereza, cinema de bairro fundado em 1944 e desativado desde 1980. Na ocasião, a Universo Produção instalou “uma operação” em tempo recorde de reconstrução do espaço físico do cinema, entreaberto provisoriamente para ser sede do evento (2007-2011) – um legado cinematográfico que motivou novas iniciativas e diálogos na comunidade, em Belo Horizonte e em Minas Gerais.

Nestes 17 anos de percurso, o evento de cinema da capital mineira percorreu caminhos diversos, ocupou espaços e equipamentos culturais de forma inovadora e com vanguarda. Foi o primeiro evento de gestão independente a ocupar o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, a instalar um cinema na praça no bairro Santa Tereza, a estabelecer parcerias com coletivos de produção audiovisual, a dar visibilidade para a produção independente realizada por amadores e comunidades da Grande BH, a olhar para dentro da cidade e lançar luz para as inúmeras facetas que se revelam em memórias, histórias e imagens que o fazem singular e contemporâneo.

Em 2023, a Mostra CineBH  ocupa 8 espaços da capital mineira, de 26 de setembro a 1o de outubro – Fundação Clovis Salgado, Casa da Mostra, Cine Santa Tereza, Sesc Palladium, Cine Theatro Brasil Vallourec, Teatro Sesiminas, Salas de Cinema Minas Tênis Clube e Praça da Liberdade. São seis dias de programação intensa, abrangente e gratuita para todas as idades e públicos. Uma temporada audiovisual de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro em intercâmbio com outros países, em conexão com as outras artes e em diálogo com a cidade de Belo Horizonte. Um espaço de formação, intercâmbio, lançamento e discussão da mais significativa produção cinematográfica atual. Um espaço de perspectivas e possibilidades do cinema do presente e do futuro.

A 17a Mostra CineBH reúne uma seleção de mais de 90 filmes nacionais e internacionais, em pré-estreias e mostras temáticas. Coloca profissionais do audiovisual, da cultura e convidados no centro de mais de 20 debates, rodas de conversa, sessões comentadas. Investe na formação e capacitação de profissionais com a oferta de 10 modalidades de cursos – oficinas, laboratórios de roteiros, workshops e masterclasses internacionais. Realiza sessões cine-escola, Mostrinha de Cinema, exposição e atrações artísticas.

Reafirma seu propósito de mostrar o cinema para o mundo, promover o diálogo entre as culturas, aproximar povos e continentes, fazer a conexão do cinema brasileiro com o mercado audiovisual, realizar encontros de negócios, investir na formação, intercâmbio e cooperação internacional, construir pontes nas escolas, comunidades, redes sociais e com a cidade de Belo Horizonte e Minas Gerais.

A Mostra CineBH continua no propósito de se firmar como espaço de reflexão e exibição do cinema latino-americano e traz como a temática central: Territórios da Latinidade. Lança como novidade desta edição a introdução de uma mostra competitiva – a Mostra Território que reúne oito longas latino-americanos de realizadores em início de carreira. Mais que um espaço de exibição, será uma ponte de conexões, debates, reflexões e aproximação com os países da América Latina, colocando- os em contato direto com diversos olhares que poderão constatar a efervescência da produção que marca o território. A curadoria deste ano tem coordenação geral de Cleber Eduardo e equipe curatorial formada por Ester Fér, Leonardo Amaral, Marcelo Miranda, Tatiana Carvalho Costa.

Em diálogo e conexão com as cidades que integram a Grande BH, o evento realiza anualmente a Mostra A Cidade em Movimento – uma programação que reserva um espaço para seleção e exibição de filmes independentes produzidos na Região Metropolitana de Belo Horizonte e a realização de rodas de conversa que reúnem cineastas, produtores e convidados especiais para dialogar sobre a vivência urbana diante de contextos sociais propostos pela curadoria de cada edição. Em 2023, a temática é Olhar o Horizonte e, no contexto de retomada das atividades culturais e artísticas que ocupam os espaços urbanos, convida realizadores, coletivos e produtores audiovisuais que lançam suas luzes e ligam suas câmeras nos convocando a olhar a cidade. A curadoria é da Paula Kimo.

Integra também a programação o Brasil CineMundi – 14th International Coproduction Meeting, o evento de mercado do cinema brasileiro consolidado como um dos principais empreendimentos da indústria audiovisual e que oferece ambiente de mercado e plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro. O evento faz a conexão entre a produção brasileira e a indústria audiovisual.

Em suas edições anuais, o Brasil CineMundi seleciona projetos de longas- metragens em fases variadas de concepção. Nesta edição são 50 projetos de longas-metragens em cinco categorias, em desenvolvimento: Horizonte (representam o horizonte de temas, diversidade e criação do audiovisual brasileiro), Doc Brasil Meeting (documentários), Foco Minas (projetos de Minas Gerais) e Paradiso Multiplica (no segundo ano de parceria com o Projeto Paradiso, incubadora de talentos). A quinta categoria, Wip – Primeiro Corte, é dedicada a projetos em fase de finalização (work in progress).

Todos os projetos serão apresentados para mais de 40 profissionais e representantes da indústria audiovisual mundial vindos de 18 países – Alemanha, Argentina , Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, EUA, França, Holanda, Itália, México, Peru, Portugal, Reino Unido, Suíça, Uruguai – produtores, agentes de vendas, distribuidores, tutores especializados, representantes de fundos e programadores de festivais internacionais – que participam do evento para conhecer e fazer negócios com esses projetos, participar de debates, painéis, masterclasses, agenda de relacionamentos. São projetos selecionados com o intuito de conhecer e fazer negócios com futuros projetos de cinema brasileiro em longa-metragem.

Os projetos foram selecionados por um comitê composto por colaboradores nacionais e internacionais: Paulo de Carvalho (Alemanha), Gudula Meinzolt (Suíça), Séverine Roinssard (França), Pedro Butcher e Lila Foster (Brasil) e Cecília Gabrielan (Universo Produção). Todos os escolhidos participam do CineMundi Lab e recebem consultorias com tutores especializados, além de outras atividades de formação, como treinamento de pitching, masterclasses, painéis de mercado e workshops. Nas rodadas de negócios, os projetos têm a oportunidade de encontros individuais com profissionais nacionais e internacionais interessados em coprodução e vendas.

A cada edição, a Mostra CineBH e o Brasil CineMundi renovam o compromisso de estabelecer parcerias produtivas a favor do cinema brasileiro, criando oportunidades de negócios, de inserção de projetos e profissionais brasileiros em eventos de mercado e festivais internacionais. Marcam um tempo sublime de ideias, encontros, crítica e discussões. Iniciativas que contribuem positivamente para aproximar povos e continentes, estabelecer o diálogo entre as culturas, ampliar possibilidades de inserção do cinema brasileiro no mercado global.

Vamos seguir juntos e fortes, acreditando na ousadia e na inovação em um cenário de transições e transformações, em que a persistência e a determinação são ingredientes que ampliam as possibilidades de potencializar e fazer com que a nossa cultura chegue a todos os cantos do Brasil e do mundo.

Este empreendimento audiovisual conta a participação dos profissionais do audiovisual e da cultura, imprensa, lideranças, comunidades e público em geral e é viabilizado graças à participação de empresas e parceiros comprometidos com a cultura no Brasil, que acreditam na soma de esforços para a construção da cidadania em seus significados, conceitos e efeitos multiplicadores. Nossa gratidão a todos que fazem esta edição ser uma realidade.

Diante da sua tela e de seus olhos serão descortinadas infinitas possibilidades e histórias que podem se tornar fermento para novas frentes de atuação, visão, afetos, diálogos e reinvenção em tempos de redes em expansão. Vamos seguir conectados. O audiovisual está em movimento, faz parte da nossa vida, integra a vida social, é estratégico para o desenvolvimento de uma nação.

CINEBH MOSTRA A AMÉRICA LATINA!

Sejam bem-vindas e bem-vindos!

Raquel Hallak d’Angelo
Quintino Vargas Neto
Fernanda Hallak d’Angelo

Diretores da Universo Produção e
Coordenadores da Mostra CineBH e Brasil CineMundi