CINEBH MOSTRA O CINEMA PARA O MUNDO
E CELEBRA, EM 2021, 15 ANOS DE EXISTÊNCIA

Com edições anuais e consecutivas, a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira,chega a sua 15ª edição de 28 de setembro a 03 de outubro de 2021 reafirmando seu propósito de mostrar o cinema para o mundo, promover o diálogo entre as culturas, aproximar povos e continentes, fazer a conexão do cinema brasileiro com o mercado audiovisual, realizar encontros de negócios, investir na formação, intercâmbio e cooperação internacional, construir pontes nas escolas, comunidades, redes sociais e com a cidade de Belo Horizonte e Minas Gerais.

São seis dias de evento de intensas atividades para todas as idades e públicos. Uma temporada audiovisual de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro em intercâmbio com outros países, em conexão com as outras artes e em diálogo com a cidade de Belo Horizonte. Um espaço de formação, intercâmbio, lançamento e discussão da mais significativa produção cinematográfica atual. Um espaço de perspectivas e possibilidades do cinema do presente e do futuro.

A Mostra reúne uma seleção de mais de 60 filmes nacionais e internacionais, em pré-estreias e mostras temáticas, coloca  profissionais do audiovisual, da cultura e convidados no centro de diversos debates, rodas de conversa e masterclasses internacionais. Investe na formação e capacitação de profissionais com a oferta de oficinas e aboratórios. Realiza sessões cine-escola, Mostrinha de Cinema, exposição e atrações artísticas, em que a programação é online e gratuita e acontece pelo site cinebh.com.br

Em dialógo e conexão com as cidades que integram a Grande-BH, o evento realiza a mostra A Cidade em Movimento que apresenta filmesindependentes realizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte e que dialogam com a vivência urbana diante de contextos sociais propostos pela curadoria de cada edição. Em 2021, a temática será Cinema (em) Comum trazendo como perspectiva a ideia do comum no cinema convocando as relações entre filme, processo e cidade na construção de um sentido de comunidade.

Integra também a programação o Brasil CineMundi – 12th International Coproduction Meeting, o evento de mercado do cinema brasileiro consolidado como um dos principais empreendimentos da indústria audiovisual e oferece  ambiente de mercado e plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro. O evento fez a conexão entre a produção brasileira e a indústria audiovisual. Conta com a presença de profissionais brasileiros e convidados internacionais  representativos da indústria audiovisual para participarem de debates, masterclasses, consultorias e encontros individuais com os projetos selecionados com o intuito de conhecer e fazer negócios com futuros projetos de cinema brasileiro em longa-metragem.

A cada edição, a Mostra CineBH e o Brasil CineMundi renovam o compromisso de estabelecer parcerias produtivas a favor do cinema brasileiro, criando oportunidades de negócios, de inserção de projetos e profissionais brasileiros em eventos de mercado e festivais internacionais.

Vamos seguir juntos e fortes acreditando na ousadia e inovação em um cenário de transições e transformações em que a persistência e a determinação são ingredientes que ampliam as possibilidades de potencializar e fazer com que a nossa cultura chegue a todos os cantos do Brasil e do mundo.

Este empreendimento audiovisual conta a participação dos profissionais do audiovisual e da cultura, imprensa, lideranças, comunidades e público em geral e é inviabilizado graças à participação de empresas e parceiros comprometidos com a cultura no Brasil que acreditam na soma de esforços para a construção de da cidadania em seus mais significados conceitos e efeitos multiplicadores. Nossa gratidão a todos que fazem esta edição ser uma realidade.

Diante da sua tela e de seus olhos serão descortinadas infinitas possibilidades e histórias que podem se tornar fermento para novas frentes de atuação, visão, afetos, diálogos e reinvenção em tempos de redes em expansão.

Vamos seguir conectados. O audiovisual continua em movimento, faz parte da nossa vida, integra a vida social, é estratégico para o desenvolvimento de uma nação.

Sejam bem-vindas e bem-vindos!  

Raquel Hallak d’Angelo
Quintino Vargas Neto
Fernanda Hallak d’Angelo
Diretores da Universo Produção e
Coordenadores da Mostra CineBH e Brasil CineMundi