DE “BITUCA” A “ASSALTO À BRASILEIRA”: O QUE VER NA CINEBH NO FIM DE SEMANA

Publicado em 26 set 2025

O público terá a oportunidade de escolher dentre diversas produções — que vão do documentário à ficção, da animação ao cinema híbrido — que estarão em cartaz  neste fim de semana na CineBH. Nesta edição da Mostra, estão sendo apresentados 101 filmes — 48 longas, 1 média e 52 curtas — em 71 sessões, oferecendo opções para todos os gostos e idades e incentivando o público a explorar diferentes narrativas e perspectivas do audiovisual contemporâneo.

Dentre as produções do fim de semana está o documentário Ritas, dirigido por Oswaldo Santana com codireção de Karen Harley que será exibido nesta sexta-feira (Centro Cultural Minas Tênis – Sala de Cinema 2, 16h). O filme revela a trajetória da cantora Rita Lee através de entrevistas, depoimentos inéditos e registros ao longo de sua carreira.

Outros longas da programação desta sexta incluem Verde-Oliva (UNA Cine Belas Artes – Sala 2, 18h30), ficção de Wellington Sari sobre um videomaker que se vê envolvido em uma rede conspiratória; A Natureza das Coisas Invisíveis (Cine Santa Tereza, 20h), ficção de Rafaela Camelo sobre duas meninas que buscam refúgio no interior de Goiás; e Nimuendajú (UNA Cine Belas Artes – Sala 1, 20h e Palácio das Artes – Sala Juvenal Dias, sábado, 16h45), animação de Tania Anaya que retrata a vida do cientista social Curt Unckel junto a povos indígenas. Para os que gostam de suspense, Enterre Seus Mortos (UNA Cine Belas Artes – Sala 2, 20h30), de Marco Dutra, e Chicharras (Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro, 21h), de Luna Marán, produção mexicana que traz a história de uma comunidade onde os moradores tem que decidir se aceitam ou não um projeto rodoviário.

No sábado, 27 de setembro, destaque para Aqui Não Entra Luz (Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro, 16h30), documentário de Karol Maia sobre a herança da escravidão na arquitetura brasileira; A Voz de Deus (UNA Cine Belas Artes – Sala 2, 18h30), de Miguel Antunes Ramos, que acompanha a vida de jovens pregadores; Enquanto o Céu Não Me Espera (Centro Cultural Minas Tênis – Sala de Cinema 2, 20h), de Christiane Garcia, ficção sobre um agricultor amazônico; e Morte e Vida Madalena (UNA Cine Belas Artes – Sala 2, 20h30), de Guto Parente, que narra os desafios de uma produtora de cinema lidando com gravidez e luto. No sábado também será exibido o documentário Milton Bituca Nascimento (Cine Petrobras na Praça, 20h), de Flávia Moraes, que parte da turnê de despedida do artista e revela a profundidade e os mistérios de sua obra.

No domingo, 28 de setembro, a programação inclui Nosferatu (Centro Cultural Minas Tênis – Sala de Cinema 2, 16h), ficção de Cristiano Burlan sobre a eterna luta do vampiro em busca de uma atriz; Sou Amor (Cine Santa Tereza, 18h), de André Amparo e Cris Azzi, que retrata a vida de Robson enfrentando preconceito e homofobia; Estranho Caminho (Centro Cultural Minas Tênis – Sala de Cinema 2, 18h), de Guto Parente, sobre um jovem cineasta que retorna à cidade natal durante uma pandemia; e Assalto à Brasileira (UNA Cine Belas Artes – Sala 2, 18h30), de José Eduardo Belmonte, comédia sobre um jornalista refém em um assalto a banco que busca aproveitar a situação para conquistar um furo jornalístico. Milton Bituca Nascimento volta a ser apresentado no domingo (Centro Cultural Minas Tênis – Sala de Cinema 2, 20h).


SERVIÇO
19a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
16º BRASIL CINEMUNDI – ENCONTRO INTERNACIONAL DE COPRODUÇÃO

23 a 28 de setembro de 2025 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Fundação Clóvis Salgado (Cine Humberto Mauro, Sala João Ceschiatti, Sala Juvenal Dias, Jardim Interno e Jardim do Parque); Cine Theatro Brasil (Grande-Teatro e o Teatro de Câmara), Sala de cinema do Minas Tênis Clube, Cine Belas Artes, Cine Santa Tereza, Teatro Sesiminas, Praça da Liberdade e Casa da Mostra

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
ESTE PROJETO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE

Patrocínio Master: Petrobras
Patrocínio: Caixa, Rede Mater Dei de Saúde, Itaú, Prefeitura de Belo Horizonte, Codemge/Governo de Minas Gerais

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL DO LADO DO POVO BRASILEIRO


Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: brasilcinemundi/cinebh / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção


Site oficial do evento

Link para fotos

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

Universo Produção – Laura Tupynambá– (31) 3282.2366 – imprensa@universoproducao.com.br
Jozane Faleiro – (31) 992046367 – jozane@luzcomunicacao.com.br
Wandra Araújo – (31) 999645007 – imprensa@luzcomunicacao.com.br
Eliz Ferreira – (11) 991102442 – eliz@atticomunicacao.com.br
Valéria Blanco – (11) 991050441 – atticomunicacao1@gmail.com
Produção de textos: Marcelo Miranda e Luz Comunicação