Documentário Cor 2024

Sinopse

Na primeira favela de Belo Horizonte, pulsa um território de memórias vivas e futuros possíveis. PPL É QUEM atravessa a Pedreira Prado Lopes a partir de encontros com moradores que carregam, em seus corpos e histórias, a força de uma comunidade que resiste, inventa e cuida. Entre benzimentos, pipas, arquivos e sonhos, o curta-documentário constrói um retrato afetivo da PPL.

Direção: Júlia Ho, Ludmilla Cabral e Coletivo Rede Quem

Classificação: Livre

Direção

Ludmilla Cabral

Ludmilla é baiana, integrante da coletiva Rede Quem e da APAN – Assossiação de Profissionais do Audiovisual Negro, formada em Comunicação Social pela UFMG e pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais na USP. Trabalha com produção, edição e direção audiovisual, sendo co-realizadora dos curtas documentários “PPL É QUEM” (2024), “DJnastia” (2023) selecionado pela Semana de Audiovisual Negro (2024) e “Sobre Ruas e Intersecções” (2023), selecionado como finalista do Expocom Sudeste (2021) e pelo Festival Internacional 17º Cine BH (2023). Seus trabalhos têm como foco a conexão entre vivências do cotidiano, arte e cultura.

Coletivo Rede Quem

Rede Quem é uma coletiva formada por mulheres que atua com fotografia e audiovisual, pesquisando e criando narrativas visuais a partir de identidades plurais e experiências territoriais. O grupo realiza exposições, oficinas, filmes e intervenções urbanas, entendendo a arte e a cultura como ferramentas de memória e transformação social. A coletiva aposta em processos colaborativos e interseccionais para potencializar histórias que atravessam gênero, raça, território e pertencimento, ampliando o acesso à cultura e fortalecendo as vozes da comunidade.
 

Júlia Ho

Júlia Ho é arquiteta, produtora e gestora cultural. Atua na elaboração, produção e gestão de projetos que fortalecem identidades e ampliam o acesso à arte, cultura e memória com dignidade. É idealizadora da Rede Quem, coletiva de mulheres que realiza exposições, produções culturais e audiovisuais; e do Horizontes Mapping, festival dedicado a projeções mapeadas de videomapping, lasers, arte e tecnologia. Integra o coletivo Aguapé, voltado para arte, memória e território. No audiovisual, produziu os curtas “PPL É QUEM” e “Zé D Nilson”, com foco em narrativas periféricas.

Programação

Assista online

Sinal Disponível: 24/09 às 00:00h até 28/09 às 23:59h

CURTAS – MOSTRA A CIDADE EM MOVIMENTO + RODA DE CONVERSA

27/09 | sábado | 19:00

Cine Theatro Brasil – Teatro de Câmara

Créditos

Produção : Julia Ho e Sophia Alberti

Roteiro : Jade Borges e Ludmilla Cabral

Montagem : Ludmilla Cabral

Fotografia : Jade Borges

Empresa produtora : Rede Quem

Elenco : Valéria Borges, Seu José Soares, Dona Iolanda, Russo & Pablo, Max Menezes Jesuíno, Bob e Dona Carmen Lima