Objetivo
*Esta oficina será realizada online.
Desenvolver análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos e selecionar os cinco integrantes do Júri Jovem que atuarão na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
Conteúdo programático
DIA 1 – Introdução sobre a ideia de estilo em cinema e como podemos analisá-lo, com exemplos de filmes exibidos em aula. Na segunda parte do encontro, lançaremos um olhar para a história da Mostra de Tiradentes, seu perfil curatorial e o impacto do evento no cinema contemporâneo brasileiro através de alguns exemplos.
DIA 2 – Traçar um panorama das principais questões críticas sobre o cinema brasileiro recente: os dilemas, os emblemas e as perspectivas. Exibição e discussão de filmes que encarnem tais questões. Proposta de texto individual.
DIA 3 – Reflexão sobre as análises produzidas e enviadas na aula anterior, desdobramentos das ideias e problemas encontrados nos trabalhos enviados.
DIA 4 – Discussão sobre a natureza do trabalho do Júri, sobre a questão do juízo, do gesto crítico e os significados das ações de escolha, seleção e composição coletiva. Um olhar sobre o significado de um evento dedicado ao cinema brasileiro independente hoje. Proposta de exercício final individual para análise e seleção do Júri Jovem 2026.
Instrutor: Juliano Gomes / Assistente: Bárbara Bello
Currículo
Juliano Gomes é crítico, professor e programador. Editor da revista Cinética. Publicou na Film Quarterly, World Records Journal, Filme&Cultura, Folha, Piauí e outros veículos. Júri do DocLisboa, RIDM Montreal, Mostra Tiradentes, Cachoeira Doc e Fronteira, entre vários outros. Comitê de seleção do Sheffield Doc Fest. Professor na Faap (SP). Escreve sobre teatro, música e artes visuais. Mestre em Comunicação (UFRJ). Dirigiu com Léo Bittencourt As Ondas (2016), “…” (2007). Dirigiu o curta Nada Haver (2022). Alimenta o podcast Rascunho Ambiente.