Oficina

Aurélio de Aragão

Rio de Janeiro
25 a 27 de setembro - quinta a sábado 9h30 às 13h30 Carga horária: 12h Faixa etária: a partir de 18 anos 25 vagas
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Objetivo

  • Apresentar os fundamentos emocionais e éticos da dramaturgia audiovisual;
  • Estimular a construção de cenas com foco em identificação e conflito;
  • Desenvolver técnicas narrativas a partir de gêneros como suspense, ação, drama e erotismo;
  • Incentivar a escrita autoral, sensível e crítica;
  • Formar roteiristas conscientes de seu papel na mediação entre afetos e estruturas de poder narrativo.

Conteúdo programático

A oficina O Roteiro e o Enigma da Identificação: o Jogo das Emoções no Encontro entre Narrativa e Espectador oferece uma experiência imersiva no campo de roteiros contemporâneos no audiovisual brasileiro contemporâneo.

Exclusiva e intensiva, o curso propõe uma jornada criativa sobre como a dramaturgia mobiliza afetos e sentidos, articulando emoções, conflitos e ética narrativa em cenas com alto potencial de identificação do público. A atividade integra a programação formativa do CTAv/IFRJ com foco em jovens roteiristas, realizadores e estudantes que buscam compreender a arquitetura emocional da narrativa audiovisual.

O que é o jogo da identificação?

Toda boa história nasce do encontro entre uma estrutura de conflitos e os modos de sentir do espectador. A oficina explora justamente esse território: como o roteiro cria vínculos, dominância, riscos, afetos e projeções, articulando as emoções fundamentais (desejo, medo, luto, raiva) para dar sentido à experiência de quem assiste.

Ao longo dos encontros, os participantes serão guiados por exercícios de criação e leitura crítica de cenas, desenvolvendo roteiros que dialoguem com dilemas éticos, estruturas clássicas e invenções narrativas contemporâneas.

A oficina propõe quatro experiências criativas:

  • A escrita do ponto de partida: como mobilizar o espectador desde a primeira cena;
  • Cenas à flor da pele: jogos de emoção e construção de suspense, desejo e perigo;
  • Dramaturgia triangular: o que importa para o personagem vs. o que importa para o espectador;
  • Cenas de amor e trevas: dilemas morais, jogos de poder e relações de dominância e afeto.
  • Cada encontro será acompanhado de um exercício prático, promovendo um ambiente de experimentação criativa e troca entre os participantes.

Público alvo: Estudantes, roteiristas iniciantes, realizadores e artistas da palavra interessados em criação audiovisual. É desejável ter familiaridade com escrita criativa ou audiovisual.

Faixa etária: A partir de 18 anos.

*Esta oficina conta com a participação de Felipe Barros (Professor do IFRJ)

**Esta oficina é uma realização do CTAv – Centro Técnico Audiovisual.

Currículo

Articula dois campos de atuação: por um lado escreve roteiros para televisão, streaming, cinema e podcasts e por outro é pesquisador, roteirista e professor de roteiro e processo criativo da Escola de Comunicação (Eco) da UFRJ. Para a TV e Streaming roteirizou séries como Por Isso Sou Vingativa , Os Homens São de Marte, A divisão e Férias em Família (Globoplay), Adriano, o Imperador e Me Chama de Bruna (Prime Video), Elize Matsunaga (Netflix). Foi consultor do Accelerator Lab para a Netflix Brasil. Para cinema foi roteirista dos longas metragem de ficção A Divisão – indicado a Melhor Filme no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e Melhor Roteiro no Prêmio Guarani ; New Life S.A. – melhor filme troféu câmara legislativa no Festival de Brasília, melhor roteiro no Festival de Carpina; O Pacto da Viola e O Cerco, do qual também foi diretor – selecionado para a Mostra de Cinema de Tiradentes, para o programa Ancine – Encontros do Cinema Brasileiro em San Sebastian e Locarno. Roteirizou os Podcasts Praia dos Ossos; República das Milícias e Collor versus Collor, ambos indicados ao prêmio Gabo de jornalismo Ibero-americano.