O CINEMA NOS CONVIDA A SENTIR, JUNTOS
Quando considero o trânsito de um consumo passivo para um consumo consciente como elemento essencial na curadoria de conteúdo para crianças e jovens, estou investindo na formação de indivíduos que escolhem a cultura com uma ferramenta de percepção de seus movimentos internos despertados.
Conectar narrativas cinematográficas com as histórias pessoais do público, abrindo espaço para que possam se perceber. Nesse contexto, a experiência de assistir a um filme se torna uma prática de reconhecimento e acolhida de cada impacto gerado em suas emoções e percepções.
Por considerar um grande equívoco da educação caminharmos em direção às competências, sem antes aprofundarmos e fortalecermos a nossa relação com a nossa existência, o Cine-Expressão investe no pensamento crítico de mundo, através do despertar de uma percepção ampla e profunda sobre si mesmos.
O programa a ser realizado com o grupo acadêmico ocorre em três etapas, sendo elas as sessões de cinema, o debate pós sessão e um material de conexões e saberes que é entregue para as escolas participantes.
As sessões de cinema
Neste ano, a programação está composta por uma seleção de 15 curtas-metragens, distribuídos em quatro sessões que são configuradas de acordo com a faixa etária do público, a partir de critérios que incluem: temática, conteúdo visual, tipos de linguagem e diálogos, bem como a complexidade da narrativa.
Faixa-etária: 5 a 7 anos
Quatro animações transitam por diferentes aspectos da infância, revelando uma visão multifacetada da experiência infantil. Embora cada obra apresente uma perspectiva única, todas convergem em torno de temas fundamentais, como a criatividade expressiva, o brincar, a imaginação e a descoberta de novas experiências. Através dessas narrativas, os filmes celebram a riqueza e a diversidade da infância, impactando o público em possibilidade de reconhecimento e do despertar de desejos de experimentar.
Faixa-etária: 8 a 10 anos
Esta sessão é composta por duas animações e duas ficções que exploram uma ampla gama de emoções e experiências. A programação é cuidadosamente estruturada para criar um fluxo narrativo que começa com uma abordagem sutil e lúdica, evoluindo para uma experiência mais intensa e profunda, antes de culminar em uma explosão de aspectos que desafiam os limites da imaginação convencional. Os filmes se articulam para criar uma jornada emocional que evolve e inspira o público.
Faixa-etária: 11 a 13 anos
Esta sessão é uma experiência sensorial profunda e cuidadosamente curada para ressoar com as sensibilidades dos jovens. Os três primeiros filmes exigem uma atenção cuidadosa, pois cada um, à sua maneira, provoca um silêncio reflexivo, criando um espaço para a introspecção e a contemplação. À medida que a sessão avança, um novo movimento emerge, convidando os jovens a se identificarem tanto com a narrativa, quanto com personagens.
As quatro ficções que compõem a seleção oferecem um leque de possibilidades pela potência das temáticas. Há intensão de transcendermos o óbvio e adentrarmos terrenos que existem além do que nos é explicitamente oferecido.
A sessão culmina com uma obra divertida que certamente contagiará os jovens com sorrisos irresistíveis.
Faixa-etária: a partir de 14 anos
Esta sessão apresenta três ficções paradigmáticas que exploram a complexidade do amor e do controle como temas subjacentes. Através de narrativas distintas, esses filmes nos convidam a conectar as temáticas, promovendo uma percepção aprofundada sobre as dinâmicas humanas, as formas como temos nos relacionado e o lugar que cada experiência tem ocupado na nossa vida. Com uma abordagem potente e instigante, a sessão se destaca como uma experiência impactante e profunda, capaz de provocar uma reflexão importante sobre a condição humana.
Os debates
É nesse momento que o Cine-Expressão reforça a sua identidade. Professores e alunos são convidados a transcenderem seus papéis sociais e se assumirem como simplesmente pessoas diante de si mesmas, impactadas por narrativas em conexão.
Um ambiente essencialmente acolhedor e expressivo, em que diferentes falas ocupam seus espaços de potência para serem honradas em seus mais profundos sentidos. A permissão para sentir, associada à conexão com o sentido de tais sensações, sentimentos e percepções, é capaz de despertar a consciência de importância e de pertencimento em todas as vidas presentes.
Percebo que investir na cultura de interessados é um caminho forte para a formação de plateia. À medida que formamos plateias, despertamos vida, em um movimento singular.
Material de Conexões e Saberes
O Cine-Expressão, numa proposta pioneira, transforma a sessão de cinema em um “ponto de expansão”. As potências das narrativas se tornam inspirações para criação de práticas específicas para ampliações e aprofundamento de percepções dessas crianças e jovens. São atividades que exercitam percepções de presença, pois estão sempre se relacionando com o reconhecimento da potência de cada experiência.
O Cine-Expressão conecta educação e cultura pela linguagem das possibilidades. Para nós, educar nossas percepções é honrar nossos processos de cura.
Ramina El Shadai
Curadora