CINEBH CELEBRA 10 ANOS DA MOSTRA “A CIDADE EM MOVIMENTO”
Publicado em 25 set 2025A Mostra “A Cidade em Movimento”, que chega à sua 10ª edição na 19ª CineBH, exibe nesta quinta-feira a sessão Heterotopias | Da Revolução Cromática à Ventura Migratória. Os filmes Vidas (ou)vidas – Yusuf, de Luís Evo, Babilônia, de Duda Gambogi, e Tudo o que Quiser, de Mariana Machado, refletem sobre imigração, identidade e relações afetivas. A mostra A Cidade em Movimento conta com 13 filmes que exploram a vivência urbana e o pertencimento, com curadoria de Bruna Piantino. As exibições da sessão Heterotopias ocorrem a partir das 19h, no Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil.
O programa da mostra foi dividido em cinco sessões. Além de “Heterotopias”, a programação conta com a sessão Atopias | Em Busca dos Cinco Sentidos, que explora a subjetividade com os filmes Carlito(s), de Pedro Rena, Um Ato do Corpo Inteiro, de Mariana Fagundes, Ressaca, de Pedro Estrada, e Mandinga, de Mariana Starling. A sessão Utopias | Cantar para Encantar é composta pelo longa Lagoa do Nado – A Festa de um Parque, de Arthur B. Senra.
Já o grupo Sintopias | Modos de Coexistência reúne os curtas Não Quero Ser Capeta, Não!, de Duna Dias e Leonardo Augusto, Escuta pra Cê Vê, de Arthur Medrado e Thamira Bastos, Pandeminas, de Ben-Hur Nogueira, e PPL é Quem?, de Julia Ho, Ludmilla Cabral e Coletivo Rede Quem. Por fim, a sessão Entropias | O Livre-Arbítrio como Catalisador apresenta o longa Sou Amor, de André Amparo e Cris Azzi.
SERVIÇO
19a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
16º BRASIL CINEMUNDI – ENCONTRO INTERNACIONAL DE COPRODUÇÃO
23 a 28 de setembro de 2025 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA
Fundação Clóvis Salgado (Cine Humberto Mauro, Sala João Ceschiatti, Sala Juvenal Dias, Jardim Interno e Jardim do Parque); Cine Theatro Brasil (Grande-Teatro e o Teatro de Câmara), Sala de cinema do Minas Tênis Clube, Cine Belas Artes, Cine Santa Tereza, Teatro Sesiminas, Praça da Liberdade e Casa da Mostra
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
ESTE PROJETO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE
Patrocínio Master: Petrobras
Patrocínio: Caixa, Rede Mater Dei de Saúde, Itaú, Prefeitura de Belo Horizonte, Codemge/Governo de Minas Gerais
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL DO LADO DO POVO BRASILEIRO
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: brasilcinemundi/cinebh / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Universo Produção – Laura Tupynambá– (31) 3282.2366 – imprensa@universoproducao.com.br
Jozane Faleiro – (31) 992046367 – jozane@luzcomunicacao.com.br
Wandra Araújo – (31) 999645007 – imprensa@luzcomunicacao.com.br
Eliz Ferreira – (11) 991102442 – eliz@atticomunicacao.com.br
Valéria Blanco – (11) 991050441 – atticomunicacao1@gmail.com
Produção de textos: Marcelo Miranda e Luz Comunicação