SEMINÁRIOS INTERNACIONAIS SÃO DESTAQUE NESTA QUARTA

Publicado em 24 set 2025

Os seminários internacionais são o destaque desta quarta-feira, 24, na 19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. O Seminário Internacional “Audiovisual em Conexão” reúne 13 atividades, entre debates e painéis, com convidados do Brasil, Peru, México, Colômbia, Chile, Argentina, Cuba, França, Itália, Alemanha, Espanha, Filipinas, Taiwan, Angola e Ruanda. Gratuito e presencial, o encontro oferece tradução simultânea em português, espanhol, inglês e francês, conforme cada mesa.

Às 14h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, será realizado o debate “Nós somos o nosso futuro?”, no qual a equipe curatorial da Mostra reflete sobre os caminhos que orientaram a programação e o papel do festival diante de tensões geopolíticas e da exploração dos territórios latino-americanos. Participam Cléber Eduardo (coordenador curatorial da Mostra CineBH, SP), Ester Marçal Fér (curadora da programação Latino-americana, PR) e Mariana Queen Nwabasili (curadora da programação Latino-americana, SP). A atividade será em português, com tradução simultânea para o espanhol e acessibilidade em Libras.

Na sequência, às 16h30, o painel “Iniciativas sustentáveis na produção audiovisual: a experiência do Amazon MGM Studios Brasil” apresenta práticas ambientalmente responsáveis implementadas pelo estúdio desde 2022 em 11 projetos nacionais. A convidada é Gisela B. Camara (executiva de produção do Amazon MGM Studios, RJ), com mediação de Pedro Butcher (crítico e pesquisador, colaborador do Brasil CineMundi, RJ).

Encerrando a programação do dia, às 17h30, também na Sala Juvenal Dias, o painel “Film Commission: potência pública para o audiovisual brasileiro” marca o lançamento do Catálogo de Locações da BH Film Commission, em parceria com o Brasil CineMundi. O debate aborda como políticas públicas podem fortalecer o audiovisual, articulando cultura, turismo e desenvolvimento regional. As convidadas são Joelma Gonzaga (secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, DF) e Thaylane Cristina (gestora da BH Film


Seminários internacionais seguem com debates sobre cinema e inovação 

No dia 25, a programação segue com o debate “Filmar com o território”, às 10h30, reunindo realizadores de Brasil, México e Peru para discutir cinema enraizado em contextos locais. Às 14h30, o encontro “Conectar para criar: redes que transformam o audiovisual latino-americano” traz lideranças da Colômbia, Cuba, México, Chile, Brasil e Espanha para compartilhar experiências colaborativas. Encerrando o dia, às 16h45, o debate “Como internacionalizar seu filme: conexões entre América Latina e Europa” apresenta agentes de vendas, distribuidores e produtores de França, Itália, Alemanha, Espanha, Colômbia e Brasil. Ainda neste dia, em parceria com a UEMG, será promovida a mesa “Uemg na Cena”, projeto mensal de exibição e debate de filmes que promove reflexões educativas e científicas em diálogo com a comunidade acadêmica e a sociedade.

A sexta-feira, 26, começa às 10h30 com o debate “Os filmes e seus países”, em que realizadores da Colômbia, Argentina, Chile e Uruguai refletem sobre identidade e circulação. Às 14h30, a mesa “Coprodução internacional: estratégias, caminhos e parcerias globais” traz produtores da França, Brasil, Filipinas, Itália e Taiwan. O painel “Circulação e cooperação no cinema entre Brasil e países africanos”, às 16h45, reúne representantes de Angola, Ruanda e Brasil para repensar rotas entre o Sul Global.

No sábado, 27, às 10h30, o debate “Circuitos latinos: redes, resistências e a circulação do cinema de autor na América Latina” foca nos desafios de distribuição regional com vozes do Uruguai, Colômbia, Chile e Brasil. Às 12h30, a roda de conversa “Vidas de Crime” reúne o diretor do filme Assalto à Brasileira, José Eduardo Belmonte, e o ator Christian Malheiros para refletirem sobre a tradição dos filmes de crime no Brasil e como o gênero impacta a relação do público com a realidade social do país. Às 14h30, o painel “Audiovisual em transformação: inovações, desafios e caminhos para o futuro” discute tecnologias emergentes como inteligência artificial, realidade irtual e blockchain. Encerrando o seminário, às 16h45, o estudo de caso “Do projeto à tela” apresenta as trajetórias dos filmes Nimuendajú e Suçuarana, que tiveram passagem pelo Brasil CineMundi e se tornaram longas premiados.


A 19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 16º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2025 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).


SERVIÇO
19a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
16º BRASIL CINEMUNDI – ENCONTRO INTERNACIONAL DE COPRODUÇÃO

23 a 28 de setembro de 2025 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Fundação Clóvis Salgado (Cine Humberto Mauro, Sala João Ceschiatti, Sala Juvenal Dias, Jardim Interno e Jardim do Parque); Cine Theatro Brasil (Grande-Teatro e o Teatro de Câmara), Sala de cinema do Minas Tênis Clube, Cine Belas Artes, Cine Santa Tereza, Teatro Sesiminas, Praça da Liberdade e Casa da Mostra

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
ESTE PROJETO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE

Patrocínio Master: Petrobras
Patrocínio: Caixa, Rede Mater Dei de Saúde, Itaú, Prefeitura de Belo Horizonte, Codemge/Governo de Minas Gerais

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL DO LADO DO POVO BRASILEIRO


Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: brasilcinemundi/cinebh / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção


Site oficial do evento

Link para fotos

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

Universo Produção – Laura Tupynambá– (31) 3282.2366 – imprensa@universoproducao.com.br
Jozane Faleiro – (31) 992046367 – jozane@luzcomunicacao.com.br
Wandra Araújo – (31) 999645007 – imprensa@luzcomunicacao.com.br
Eliz Ferreira – (11) 991102442 – eliz@atticomunicacao.com.br
Valéria Blanco – (11) 991050441 – atticomunicacao1@gmail.com
Produção de textos: Marcelo Miranda e Luz Comunicação