CELEBRAÇÃO EM DOSE DUPLA:
18 ANOS DA MOSTRA CINEBH,
15 ANOS DO BRASIL CINEMUNDI
A Mostra CineBH nasce em 2007 no bairro de Santa Tereza, um dos mais tradicionais redutos culturais da capital mineira, e foi responsável pela reabertura do Cine Santa Tereza, cinema de bairro fundado em 1944 e desativado desde 1980. Na ocasião, a Universo Produção instalou “uma operação” em tempo recorde de reconstrução do espaço físico do cinema, entreaberto provisoriamente para ser sede do evento (2007-2011) – um legado cinematográfico que motivou novas iniciativas e diálogos na comunidade, em Belo Horizonte e em Minas Gerais.
Ao longo de sua trajetória, o evento de cinema da capital mineira percorreu caminhos diversos, ocupou espaços e equipamentos culturais de forma inovadora e com vanguarda. Foi o primeiro evento de gestão independente a ocupar o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, a instalar um cinema na praça no bairro Santa Tereza, a estabelecer parcerias com coletivos de produção audiovisual, a dar visibilidade para a produção independente realizada por amadores e comunidades da Grande BH, a olhar para dentro da cidade e lançar luz para as inúmeras facetas que se revelam em memórias, histórias e imagens que o fazem singular e contemporâneo.
Em 2024, chega a sua maioridade, de 24 a 29 de setembro, e ocupa 10 espaços da capital mineira – Fundação Clovis Salgado (Cine Humberto Mauro, Teatro João Ceschiatti, Sala Juvenal Dias, Jardim Interno, Jardim do parque), Casa da Mostra, Cine Santa Tereza, Cine Theatro Brasil Vallourec, Teatro de Câmara, Una Cine Belas Artes, Teatro Sesiminas, Salas de Cinema Minas Tênis Clube, Cine Cardume Rodoviária e Praça da Liberdade. Em seis dias de programação intensa, abrangente e gratuita para todas as idades e públicos, a Mostra CineBH promove uma temporada audiovisual de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro em intercâmbio com outros países, em conexão com as outras artes e em diálogo com a cidade de Belo Horizonte. Um espaço de formação, intercâmbio, lançamento e discussão da mais significativa produção cinematográfica atual. Um espaço de perspectivas e possibilidades do cinema do presente e do futuro.
A 18ª Mostra CineBH exibe uma seleção de 110 filmes nacionais e internacionais, em pré-estreias e mostras temáticas, vindos de 15 países (Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, França, México, Namíbia, Panamá, Portugal, República Dominicana e Uruguai) e 13 estados brasileiros (AL, AM, BA, ES, GO, MG, MS, PA, PB, PE, PR, RJ e SP), em 75 sessões, todas com entrada franca, distribuídos em 12 mostras temáticas: Continente, Território, Homenagem, Diálogos Históricos, A Cidade em Movimento, Vertentes, Praça, Curtas, CineMundi, Mostrinha, Cine-Escola e Mostra Online (IC Play e Plataforma CineBH) a serem exibidos em 75 sessões.
Conta com a participação de profissionais do audiovisual, da cultura e convidados no centro de 39 debates, rodas de conversa, sessões comentadas. Investe na formação e capacitação de profissionais com a oferta de sete modalidades de cursos – oficinas, laboratórios de roteiros e workshops internacionais. Realiza 10 sessões cine-escola, beneficiando mais 2.000 alunos da rede pública de ensino e, ainda, promove a Mostrinha de Cinema, lançamento de livros e atrações artísticas.
Reafirma seu propósito de mostrar o cinema para o mundo, promover o diálogo entre as culturas, aproximar povos e continentes, fazer a conexão do cinema brasileiro com o mercado audiovisual, realizar encontros de negócios, investir na formação, intercâmbio e cooperação internacional, construir pontes nas escolas, comunidades, redes sociais e com a cidade de Belo Horizonte e Minas Gerais.
A CineBH é uma importante plataforma para a exibição e discussão do cinema, com foco na produção latino-americana, e promove intercâmbio cultural e artístico entre filmes e realizadores do continente, numa seleção diversificada de trabalhos que abordam questões sociais, políticas e culturais nas narrativas cinematográficas da América Latina.
Nesta terceira edição com foco na América Latina e no segundo ano de realização de uma mostra competitiva, intitulada Mostra Competitiva Território, a 18ª CineBH propõe como temática “Estados do Cinema da América Latina” – com o propósito de enfocar e conhecer os diversos cenários e caminhos que envolvem a produção audiovisual na América Latina, que varia significativamente de país para país e está em constante mudanças, enfrentando uma série de desafios e incertezas. O cinema latino-americano, apesar de sua rica diversidade e inovação, compartilha um traço fundamental em sua estrutura: a forte dependência de legislação, regulamentação e financiamento público.
Mais que um espaço de exibição, a Mostra CineBH é um convite à diversidade de imagens e histórias que coloca a América Latina na centralidade da programação. Uma ponte de conexões, debates, reflexões e aproximação com os países da América Latina, colocando-os em contato direto com diversos olhares que poderão constatar a efervescência da produção que marca o território. A curadoria deste ano tem coordenação geral de Cleber Eduardo e equipe curatorial formada por Ester Fér, Leo Amaral e Mariana Queen (filmes latino-americanos), Marcelo Miranda (filmes brasileiros), Rubens Anzolin (médias e curtas) Pedro Butcher (filmes CineMundi), Paula Kimo (Mostra A Cidade em Movimento) e Gustavo Maan – assistente de curadoria.
Em diálogo e conexão com as cidades que integram a Grande BH, o evento realiza anualmente a Mostra A Cidade em Movimento – uma programação que reserva um espaço para seleção e exibição de filmes independentes produzidos na Região Metropolitana de Belo Horizonte e a realização de rodas de conversa que reúnem cineastas, produtores e convidados especiais para dialogar sobre a vivência urbana diante de contextos sociais propostos pela curadoria de cada edição. Em 2024, a temática é “Imagens de uma Cidade Criativa” e propõe olhar para a cidade com perspectivas de futuro e olhar para dentro para pensar: Que cidade é essa? Qual a sua personalidade? Quem é BH? Quem tem voz nessa cidade? Qual a BH que queremos? E, ainda mais que isso, precisamos saber: quem somos nóis?
Simultaneamente à programação da Mostra CineBH, acontece o Brasil CineMundi – 15th International Coproduction Meeting, o evento de mercado do cinema brasileiro, que em 2024 celebra 15 anos de existência e está consolidado como um dos principais empreendimentos da indústria audiovisual. Oferece um ambiente de mercado e plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro. O evento faz a conexão entre a produção brasileira e a indústria audiovisual.
Em suas edições anuais, o Brasil CineMundi seleciona projetos de longas- metragens em fases variadas de concepção. Nesta edição, são 38 projetos de longas-metragens de 13 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, sendo 33 projetos na fase de desenvolvimento (categorias Horizonte, DocBrasil Meeting, Foco Minas, Paradiso Multiplica) e cinco projetos na fase work- -in-progress – primeiro corte. Os projetos são apresentados para uma plateia de mais de 40 convidados representativos da indústria audiovisual mundial, vindos de 20 países – Alemanha, Angola, Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, México, Noruega, Paraguai, Portugal, República Dominicana, Suíça e Uruguai – produtores, agentes de vendas, distribuidores, tutores especializados, representantes de fundos e programadores de festivais internacionais que participam do evento para conhecer e fazer negócios com esses projetos, participar de debates, workshops, laboratórios de desenvolvimento e agenda de relacionamento.
Os projetos foram selecionados por um comitê composto por colaboradores nacionais e internacionais: Paulo de Carvalho (Alemanha), Gudula Meinzolt (Suíça), Séverine Roinssard (França), Pedro Butcher e Ivan Melo (Brasil) e Cecilia Gabrielan (Universo Produção). Todos os escolhidos participam do CineMundi Lab e recebem consultorias e mentorias com tutores especializados, além de outras atividades de formação, debates, painéis de mercado e workshops. Nas rodadas de negócios, os projetos têm a oportunidade de encontros individuais com profissionais nacionais e internacionais interessados em coprodução e vendas e participam de laboratórios de desenvolvimento.
Em 2024, a celebração é em dose dupla – 18 anos da Mostra CineBH e 15 anos do Brasil CineMundi: dois marcos significativos no cenário audiovisual brasileiro. A cada edição renovam o compromisso de estabelecer parcerias produtivas a favor do cinema brasileiro, criando oportunidades de negócios, de inserção de projetos e profissionais brasileiros em eventos de mercado e festivais internacionais. Marcam um tempo sublime de ideias, encontros, crítica e discussões. Empreendimentos que contribuem positivamente para aproximar povos e continentes, estabelecer o diálogo entre as culturas, ampliar possibilidades de inserção do cinema brasileiro no mercado global.
Agradecemos aos patrocinadores, parceiros e apoiadores que assumem e renovam o compromisso e acreditam nas oportunidades de bons negócios numa gestão cultural compartilhada, somando esforços para tornar possível esta realização. Aos profissionais do audiovisual, pela genialidade que imprimem em seus trabalhos, à imprensa pela presença e cobertura e à equipe de trabalho, curadores e colaboradores, pela dedicação e competência, nossa gratidão.
Persistimos com a força que brota da alma, que impregna, que faz acontecer. Tudo pelo cinema brasileiro, pelas comunidades e pelo público – engrenagens que nos fazem mover e sonhar com a mesma determinação em olhar para o presente com a confiança de que temos muito a contribuir para o futuro.
Há 18 anos, a Universo Produção movimenta o cinema na capital mineira e projeta Belo Horizonte para o mundo. Vamos brindar juntos a essa trajetória inspiradora e celebrar o cinema em todas as suas formas, cores, sotaques, sons e imagens, contribuindo para o crescimento e a diversidade cultural que moldam nossa sociedade.
Sigamos conectados. O audiovisual está em constante movimento, é parte integrante de nossas vidas, contribui para a vida social e é essencial para o desenvolvimento de uma nação.
Viva a Mostra CineBH, o Brasil CineMundi e todos que fazem parte desta história!
Sejam bem-vindos e bem-vindas.
Aqui o sangue é latino e o futuro já começou!
Raquel Hallak d’Angelo
Quintino Vargas Neto
Fernanda Hallak d’Angelo
Diretores da Universo Produção e
Coordenadores da Mostra CineBH e Brasil CineMundi