Uma plateia lotada marcou a cerimônia de abertura da 18ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte na noite de terça-feira, 24/9, no histórico prédio do Cine Theatro Brasil Vallourec. A celebração marcou ainda os 15 anos de realização do programa de coprodução Brasil CineMundi, maior encontro do gênero no país.

A Banda Seu Vizinho deu início à noite com uma performance que levou ao público letras, danças e ritmos vindos da periferia de Belo Horizonte. Outras exaltações a uma capital mais inclusiva e generosa com todos e todas foram tratadas em apresentações e declamações poéticas de nomes como Nívia Sabino e Lira Ribas.

Homenageada desta edição da CineBH, a diretora e roteirista Anna Muylaert foi celebrada com gritos e palmas pelo reconhecimento de uma obra em andamento, marcada por títulos como “Durval Discos” e “Que Horas Ela Volta?”.

Numa fala emocionada, Anna destacou a importância do tributo à sua trajetória e a extendeu às mulheres no cinema. “Uma homenagem como essa é o reconhecimento de 40 anos de uma carreira profissional que eu sempre quis e nunca achei que chegaria a tanto”, disse ela, ao lado do filho Joaquim, que lhe entregou o Troféu Horizonte, e da equipe de curadores da Mostra. 

“Para uma mulher isso é ainda mais difícil, pois estamos acostumadas a ficar de lado ou a abrir espaço para os homens estarem no centro do palco. Então eu estar aqui no centro desse palco é uma coisa importante a todas nós, porque podemos, sim, estar no centro”, completou ela.

A noite se concluiu com a pré-estreia da comédia “O Clube das Mulheres de Negócios”, trabalho recente de Muylaert que faz uma sátira ácida e impiedosa das estruturas de poder no Brasil.

Abertura Oficial

SOBRE A 18ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

O CINEMA BRASILEIRO EM CONEXÃO COM O MERCADO INTERNACIONAL E A CAPITAL MINEIRA

CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 18ª edição entre os dias 24 e 29 de setembro de 2024. O evento promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional e se apresenta como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países.

A programação intensa e gratuita ocupa nove espaços da capital mineira com atrações para todas as idades. São mais de 100 filmes nacionais e internacionais em pré-estreias e mostras temáticas, programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, masterclass, ciclo de debates e painéis. Realiza sessões cine-escola, Mostrinha, lançamento de livro, promove o fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual

SOBRE O BRASIL CINEMUNDI | O EVENTO DE MERCADO DO CINEMA BRASILEIRO

BRASIL CINEMUNDI – International Coproduction Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro, integra a programação da 18ª Mostra CineBH e chega a sua 15ª edição 24 a 29 de setembro de 2024 com o propósito de apresentar ao mercado projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações.

O evento promove a ampliação da rede de contatos e negócios entre profissionais brasileiros e representantes da indústria nacional e estrangeira, além de atividades de capacitação, cooperação, intercâmbio, meetings e premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção independente de perspectiva autoral e inovadora.

***

A 18ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 15º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2022 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).

***

SERVIÇO

18a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
15º BRASIL CINEMUNDI
24 a 29 de setembro de 2024 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA DE MINAS GERAIS

Patrocínio Máster: PETROBRÁS

Patrocínio: CLARO, AYMORÉ, CAIXA, ANCINE, ITAÚ, CEMIG, COPASA, CODEMGE/GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL,  CASA DA MOSTRA, CIRCUITO LIBERDADE/FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO/GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria e Cooperação Brasil CineMundi: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, GOETHE INSTITUT, BURNING (Colômbia),CONECTA (Chile), DOCSP (São Paulo),FIDBA – Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires (Argentina), MAFF – FESTIVAL DE MÁLAGA (Espanha), NUEVAS MIRADAS (Cuba),PROJETO PARADISO (Brasil), RIDM – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS DE MONTREAL (Canadá), VENTANA SUR (Argentina),  WORLD CINEMA FUND (Alemanha).

Apoio: MINISTÉRIO DA CULTURA/SAV, DOT, INHOTIM, MISTIKA, NAYMOVIE, PARATI FILMS, O2 POS, THE END, SESI/FIEMG,  CINE SANTA TEREZA, FESTIVAL INTERNACIONAL DEL NUEVO CINE LATINOAMERICANO ( CUBA)

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

BH NAS TELAS/SECRETARIA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE/PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS/GOVERNO DE MINAS GERAIS
LEI PAULO GUSTAVO, MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL – UNIÃO E RECONSTRUÇÃO

***

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
No Instagram: @universoproducao 
No Youtube: Universo Produção
No Facebook: brasilcinemundi/cinebh / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção

Site oficial do evento:  www.cinebh.com.br

Link para fotos  |https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

ASSESSORIA DE IMPRENSA 
Universo Produção– Laura Tupynambá– (31) 3282.2366 –imprensa@universoproducao.com.br
Jozane Faleiro – (31) 992046367 – jozane@luzcomunicacao.com.br
Wandra Araújo – (31) 999645007 – imprensa@luzcomunicacao.com.br
Eliz Ferreira – (11) 991102442 – eliz@atticomunicacao.com.br
Valéria Blanco – (11) 991050441 – atticomunicacao1@gmail.com
Produção de textos: Marcelo Miranda e Luz Comunicação