Sinopse

O som do metal rangendo como se estivesse prestes a quebrar. Uma velha caminhonete adaptada para transportar passageiros atravessa o deserto de La Guajira, na Colômbia. Com o vento chegam vozes que se fundem entre os passageiros que ali viajam. Uma mulher Wayuu retorna ao seu território, acompanhada de sua família, após anos de exílio devido a um massacre paramilitar. Uma viagem cíclica onde as camadas temporais do território se tocam e a fronteira entre os vivos e os mortos se dilui.

Direção: Juan Pablo Polanco Carranza, Cesar Alejandro Jaimes

Classificação: livre

Híbrido Cor DCP 2024

Programação

MOSTRA TERRITÓRIO | INÉDITO NO BRASIL . SESSÃO COMENTADA

25/09 | quarta | 21:15

Palácio das Artes | Cine Humberto Mauro

Ver Programação Completa

Direção

Juan Pablo Polanco Carranza

Juan Pablo Polanco nasceu em Bogotá, 1994. Estudou Belas Artes e Audiovisuais na Universidade Javeriana e Cinema na ECAM, Espanha. É cofundador da produtora Los Niños Films. Em 2019 realizou a exposição “Lugar na Sombra” na Cinemateca de Bogotá. Em 2020 foi selecionado como parte do “Berlinale Talents”. Dirigiu a série documental “Bahareque”, sobre arquitetura na Colômbia, lançada nos cinemas nacionais e é assessor e produtor do longa-metragem de ficção “La Anatomía de los Caballos” (EAVE Puentes, Festival de San Sebastián, vencedor ICAA, Ibermedia, WCF, SWOT). Foi diretor do laboratório “Cartografias no Escuro: Laboratório Ampliado de Poesia para a População Cega” (vencedor da bolsa Idartes) que deu origem a uma exposição de instalação na Cinemateca de Bogotá. Atualmente está desenvolvendo seus próximos longas-metragens”. Ruido Gris” em relação à violência ocular e ao protesto ocular na Colômbia e “Trace on Water” um filme performativo sobre histórias tradicionais dos Yukuna amazônicos.
Juan Pablo e Cesar Jaimes co-dirigiram o curta-metragem Portete (L’Alternativa Barcelona, ​​​​Festival Experimental Equador) e o longa-metragem LAPÜ. “LAPÜ” estreou no festival
“Sundance” em 2019 e na seção “Forum” da “Berlinale”, e percorreu mais de 30 festivais internacionais, entre eles foi premiado no DocsBarcelona (Prêmio What the doc), Documenta-Madrid (Prêmio do Júri), Doker Moscou (Prêmio do Júri) e DMZ Coreia (Menção Especial). Nesse mesmo ano foi lançado nos cinemas de diversas cidades da Colômbia e foi eleito o melhor documentário de 2019 pelo Cine Tropical.

Cesar Alejandro Jaimes

Cesar Alejandro Jaimes nasceu em Bogotá em 1993. Formou-se na Academia de Artes de Guerrero e continuou seus estudos de cinema na Unitec Film School, em Bogotá. É cofundador da produtora Los Niños Films. Foi produtor geral do workshop internacional de cinema “Entre o cálculo e o acaso”, com a presença de José Luis Guerin, Luis Ospina e Víctor Gaviria. Em 2019 realizou a exposição “Lugar na Sombra” na Cinemateca de Bogotá. Atualmente está na pós-produção de seu terceiro longa-metragem “Ni las almas ni los ojos” (vencedor do Fundo Nacional FDC).

Trailer

Créditos

Produção: Laura Nogal Garcia

Roteiro: Maria Eugenia Fince, Remedios Fince, Josefa Fince, María Canela Reyes, Laura Nogal, Juan Pablo Polanco, Cesar Alejandro Jaimes

Montagem: Juan Pablo Polanco, Cesar Alejandro Jaimes

Fotografia: Angello Faccini

Som: Yesid Vasquez

Empresa produtora: Los Niños Films

Empresa(s) coprodutora(s): Pong Film, Jarana Cine, Fasmas Cine

Distribuidora: Danta Cine

Elenco: Maria Eugenia Fince Epinayu, Josefa Fince Epinayu, Luis Alberto Fince Epinayu, Isabel Fince Epinayu