ESTADOS DO CINEMA LATINO-AMERICANO: O ESTADO E SUAS AÇÕES
O cinema latino-americano, apesar de sua diversidade de propostas cinematográficas, especialmente no segmento que mais circula em ambientes internacionais e recebe uma recepção crítica positiva, compartilha uma característica estruturante comum: a dependência de leis, regulações e fundos públicos para viabilizar filmes, festivais, coleta de dados e toda a cadeia produtiva do setor. Nos tempos atuais, como você avalia essa questão em seu país? Existem apoios para a circulação internacional e a participação em eventos de mercado ou de coprodução? Os editais contemplam ações afirmativas para ampliar a presença de mulheres, povos originários e afrodescendentes?
- Duiren Wagua – diretor de Bila Burba | Panamá
- Eugenia Campos Guevara – produtora da Gentil Cine | Argentina
- Gregório Rodrigues – produtor da Casa Latina Films | República Dominicana
- Joana Oliveira – cineasta | Brasil
- Lucas Silva – diretor de Posesión Suprema | Colômbia
- Paola Castillo – diretora executiva do Conecta-CCDoc | Chile
Mediadora: Ester Marçal Fér – curadora de longas latino-americanos da CineBH | Brasil