Sinopse
Muanza, uma mulher natural do Reino do Congo, foi traficada para o Brasil em meados do século XIX. Ao despertar nos dias de hoje, Muanza se depara com um Rio de Janeiro de tempos espiralados, onde figuras do passado e do presente são parte da busca por suas origens no território da cidade. Nesse entrelaçamento de tempos, o filme testemunha a vida que emerge dos espaços da cidade, os gestos de resistência frente à desterritorialização forçada e os afetos que sustentam as relações de irmandade.
Direção: Julia De Simone
Classificação: não recomendada para menores de 12 anos
Programação
MOSTRA CONTINENTE INÉDITO NO BRASIL . SESSÃO COMENTADA
28/09 | sábado | 17:00
Palácio das Artes | Cine Humberto Mauro
Direção
Julia De Simone
Julia De Simone (RJ, 1982) é diretora, roteirista e produtora. Mestranda em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF), é formada em ‘Documentário de Criação’ (Observatório de Cine, Barcelona). Sócia da Mirada Filmes, dedica-se à produção audiovisual desde 2003.
Praia Formosa (Tiger Rotterdam, 2024) é seu primeiro longa de ficção, uma coprodução Brasil-Portugal, apoiada pelo Hubert Bals Fund e World Cinema Fund. Dirigiu diversos documentários e filmes experimentais que foram exibidos em festivais como IDFA, Rotterdam, BAFICI, Cartagena, Uruguay, Havana, FICUNAM, Tiradentes, Festival do Rio, Mostra de São Paulo, entre outros.
Trailer
Créditos
Produção: Luana Melgaço, Julia De Simone, Filipa Reis
Roteiro: Aline Portugal, Julia De Simone, Mariana Luiza
Montagem: Ricardo Pretti
Fotografia: Flávio Rebouças
Direção de Arte: Ana Paula Cardoso
Som: Marina D'Ávila
Empresa produtora: Anavilhana, Mirada Filmes, Uma Pedra no Sapato
Distribuidora: Olhar Filmes
Elenco: Lucília Raimundo, Samira Carvalho, Maria D'Aires, Mãe Celina de Xango