SEM SETAS INDICATIVAS DE COMO SE DEVE VIAJAR

A Mostra não competitiva Continente está composta, nesta edição, por 12 longas-metragens de seis países (Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Cuba). Se não há nenhum pressuposto para integrar sua programação, percebemos uma hegemonia de longas-metragens de quem está em seus primeiros filmes e um perfil de produção e de circulação muito associado ao ambiente e ao imaginário de cinema independente latino-americano, não exatamente por seus temas e por suas premissas, mas por seus modos de se organizarem e de apresentarem seus mudos em imagens. Sua reunião de diferentes características de cinema aponta para um segmento latino-americano que não foi e nunca será exibido com essa mesma composição em nenhum lugar do mundo. De nossa parte, há o empenho de mostrar um “outro cinema latino-americano”, sem setas indicativas de como deve ser para viajar.

O conjunto é diverso o suficiente para inviabilizar sínteses aglutinadoras. As obras têm diferentes centros e premissas, destacando as figuras e os processos criativos de cineastas autorais já mortos, os processos de elaboração de uma personagem de ficção por meio de recursos documentais, o ativismo feminista da juventude, situações de tensão em certos territórios, a radicalidade, o absurdo, os trânsitos temporais e os mistérios nas ficções, a observação e a interação com o mundo do trabalho. 

Alguns filmes têm passagens por festivais internacionais, como os de Berlim/Alemanha, Roterdã/Holanda, Cartagena das Índias/Colômbia, Costa Rica, Karlovy Vary (República Tcheca, Biarritz/França, Bafici/Argentina, Fidba/Argentina, Olhar de Cinema/Paraná e Panorama Coisas de Cinema/Bahia, com circulações por eventos de perfis e países diferentes, da Europa e da América Latina. Compõem no conjunto dos 12 filmes um recorte muito particular de possibilidades do cinema latino-americano, tanto em suas vertentes radicalmente independentes em suas propostas quanto em seus segmentos com mais estrutura.

Cleber Eduardo
Coordenador curatorial