O programa Cine-Expressão – A Escola vai ao cinema, que integrou a 18ª edição da CineBH, reuniu 2.307 crianças e adolescentes de 22 escolas de Belo Horizonte e Região Metropolitana entre os dias 25 e 27 de setembro. A iniciativa aproximou o universo cinematográfico de alunos e educadores da rede pública, e se destacou por sua curadoria especialmente elaborada para atender estudantes de diferentes faixas etárias, proporcionando uma experiência cultural e de aprendizado enriquecedora. Onze curtas e um longa-metragem, distribuídos em 10 sessões, foram exibidos em três espaços distintos na capital mineira.
“A experiência de assistir aos filmes, que foram cuidadosamente escolhidos pela curadoria, vai além do simples entretenimento. Poder assistir a essas obras, acompanhada de discussões e atividades educativas, contribui para a formação de cidadãos mais críticos e engajados. É emocionante ver o interesse genuíno de crianças e adolescentes ao se envolverem com as narrativas e personagens e ver como o cinema é uma poderosa ferramenta de transformação e educação”, afirma Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora do CineBH.
As crianças de 5 a 7 anos, assistiram a animação “Felícia e os Super Resíduos do Bem”, dirigida por Laly Cataguases; “Mytikah Explora – Maria Sibylla Merian”, animação de Hygor Amorim e Recy Cazarotto; e “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar”, uma produção mineira dirigida por Cláudio Fraga e Carlos Magalhães.
Para a faixa etária de 8 a 10 anos foram exibidos “Minha cidade ideal”, uma animação desenvolvida por crianças e adolescentes da EMEF Éber Louzada Zippinotti através do Projeto Animação Ambiental/Instituto Marlin Azul; “Elefante azul”, de Brenda Olga e Duda Glod; “Na minha época”, de Brisa Azevedo de Almeida; e ”Menina Espoleta e os super-heróis”, produção baiana de Paula Lice, Pedro Perazzo e Tais Bichara.
Quatro filmes estiveram na programação voltada para as crianças de 11 a 13 anos. “Pantera dos olhos dormentes”, de Cristall Hannah e Ingsson Vasconcelos; “Bonita de rosto”, dirigida por Ana Squilanti; “Desconserto”, de Julio Quinan e “As melhores”, dirigido por Renata Mizrahi.
E para os adolescentes a partir de 14 anos a programação trouxe o documentário “Nunca me sonharam”, de Cacau Rhoden, que apresenta os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do ensino nas escolas públicas do Brasil.
UM ANO DE CELEBRAÇÃO
O ano de 2024 marca uma celebração especial em dose dupla: os 18 anos da Mostra CineBH e os 15 anos do Brasil CineMundi, dois momentos histórico. A cada edição, esses eventos reafirmam seu compromisso em fomentar parcerias produtivas, criando oportunidades de negócios e promovendo a inserção de projetos e profissionais brasileiros em eventos de mercado e festivais internacionais. São espaços privilegiados para o intercâmbio de ideias, encontros e discussões críticas, contribuindo significativamente para a aproximação entre povos e culturas, e ampliando a presença do cinema brasileiro no cenário global.
A Universo Produção, junto aos patrocinadores, parceiros e apoiadores, fortalece o compromisso de promover uma gestão cultural compartilhada, unindo esforços para viabilizar essas realizações. Um destaque especial vai para a PETROBRAS, que retorna como Patrocinadora Máster da 18ª CineBH e do 15º Brasil CineMundi. Ao assumir essa posição de destaque, a PETROBRAS reafirma seu compromisso com a cultura brasileira, reconhecendo seu papel como força transformadora e impulsionadora do desenvolvimento.
SERVIÇO
18a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
15º BRASIL CINEMUNDI
24 a 29 de setembro de 2024 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA DE MINAS GERAIS
Patrocínio Máster: PETROBRAS
Patrocínio: CLARO, AYMORÉ, CAIXA, ANCINE, ITAÚ, CEMIG, COPASA, CODEMGE/GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, CIRCUITO LIBERDADE/FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO/GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria e Cooperação Brasil CineMundi: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, GOETHE INSTITUT, BURNING (Colômbia), CONECTA (Chile), DOCSP (São Paulo), FIDBA – Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires (Argentina), MAFF – FESTIVAL DE MÁLAGA (Espanha), NUEVAS MIRADAS (Cuba), PROJETO PARADISO (Brasil), RIDM – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS DE MONTREAL (Canadá), VENTANA SUR (Argentina), WORLD CINEMA FUND (Alemanha).
Apoio: MINISTÉRIO DA CULTURA/SAV, DOT, INHOTIM, MISTIKA, NAYMOVIE, PARATI FILMS, O2 POS, THE END, SESI/FIEMG, CINE SANTA TEREZA, FESTIVAL INTERNACIONAL DEL NUEVO CINE LATINOAMERICANO ( CUBA)
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
BH NAS TELAS/SECRETARIA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE/PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS/GOVERNO DE MINAS GERAIS
LEI PAULO GUSTAVO, MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL – UNIÃO E RECONSTRUÇÃO
***
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: brasilcinemundi/cinebh / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
Site oficial do evento: www.cinebh.com.br
Link para fotos |https://www.flickr.com/photos/universoproducao/
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Universo Produção– Laura Tupynambá– (31) 3282.2366 –imprensa@universoproducao.com.br
Jozane Faleiro – (31) 992046367 – jozane@luzcomunicacao.com.br
Wandra Araújo – (31) 999645007 – imprensa@luzcomunicacao.com.br
Eliz Ferreira – (11) 991102442 – eliz@atticomunicacao.com.br
Valéria Blanco – (11) 991050441 – atticomunicacao1@gmail.com
Produção de textos: Marcelo Miranda e Luz Comunicação