Fabiano Maciel | SP

27 a 30 de setembro – quarta a sábado | 10h às 13h

Carga horária: 12h

Vagas: 30

Faixa etária: a partir de 18 anos


Objetivo: 

Lab teórico e prático, que analisa as escolhas criativas de diferentes diretores, e de como eles construíram seus documentários. O objetivo é que no final do curso, os participantes tenham uma noção de como a linguagem foi evoluindo ou se consolidando, e como em muitos momentos, foram capazes de criar obras onde a realidade e a ficção se integram intensamente.

Conteúdo pragmático:

1º e 2º dias – Estilos de Documentário

– Abordar os diferentes estilos de documentário: com narrador, sem narrador, cinema-verdade, cinema-direto, experimental

3º dia – Cena Documental

– Abordar diferentes maneiras de se ilustrar uma cena documental: com material de arquivo (fotos, imagens e iconografia), com reconstituições históricas ou mesmo com imagens poéticas e abstratas.

4.º dia – Pitching Criativo “Um dedo de prosa”

– Pitching divertido e criativo, onde alunos apresentam seus projetos em 1 minuto de prosa. Confraternização entre todos os alunos que participaram dos três Laboratórios de Roteiro promovidos durante a 17ª Mostra CineBH.

Currículo do instrutor:

Diretor de cinco longas-metragens, sendo Oscar Niemeyer, a Vida é um Sopro, de 2005, o mais conhecido e premiado deles. Um de seus trabalhos mais recentes foi a série Transamazônica, uma Estrada para o Passado, co-dirigida com Jorge Bodanzky e exibida no canal HBO. Vencedora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2022, na categoria de melhor série documental. Dirigiu documentários e séries para os canais HBO, GNT, Futura, Tv Escola, Arte 1, Canal Brasil, Sportv, History Channel entre outros. 

Pré-requisitos:

Estudantes de audiovisual, profissionais da área, interessados no tema, em cinema, arte, literatura.