Luana Rocha | RJ
27 a 30 de setembro – quarta a sexta | 14h às 17h e sábado | 10h às 13h
Carga horária: 12h
Vagas: 30
Faixa etária: a partir de 18 anos
Objetivo:
Lab teórico e prático sobre o conceito e construção de projeto de longa/série para filmes do gênero true crime. Durante as aulas, serão analisados trechos de séries e filmes, além de modelos de roteiros do gênero. Ao final, os alunos apresentarão uma sinopse de uma história.
Conteúdo pragmático:
1º Dia – Mas, afinal, qual narrativa é true crime?
– Tramas psicológicos e complexidade humana
– Tudo que é real é true crime?
– Faces do crime: Mesma história; múltiplas versões
– Como reconhecer se uma história rende um filme/série de true crime
– Pesquisa e entrevista
– Construção dos personagens
2º Dia – Escrevendo roteiro de true crime?
– Do que é feito true crime: entrevistas, áudios de processos, gravações feitas em tribunais, imagens da cobertura da imprensa dos crimes, entre outros.
– Possíveis abordagens: análise do perfil do criminoso, o desenrolar do caso – com detalhes sobre as investigações –, explicação do modus operandi (o método do criminoso), e até mesmo equívocos que possam ter acontecido no processo de análise do crime.
– Roteiro de true crime: por onde começar?
3º Dia – Etapas do desenvolvimento: conflitos e ética
– Voz aos criminosos e acusados: porque é um diferencial trazer esses protagonistas para destaque.
– Por que não existem true crime de pessoas negras? True Crime e o privilégio branco
– Caso The Jinx e o impacto transformador de um filme em uma investigação
– Ficcionalizar histórias de true crime romantiza a verdade?
– True Crime como entretenimento na sociedade contemporânea
– Discussão das sinopses produzidas pelos alunos durante a oficina.
4.º Dia – Pitching Criativo “Um dedo de prosa”
– Pitching divertido e criativo, onde alunos apresentam seus projetos em 1 minuto de prosa. Confraternização entre todos os alunos que participaram dos três Laboratórios de Roteiro promovidos durante a 17ª Mostra CineBH.
Currículo da instrutora:
Coordenadora de roteiro de não-ficção da produtora A Fábrica (RJ). Desenvolve a série documental Pretas Lutas, aprovada no SPCine em 2021. É ainda líder do Docudramas: Núcleo Criativo Fabular para desenvolvimento de dois roteiros de doc-ficção, aprovado também na SPCine. Entre agosto e outubro de 2021 foi selecionada para a Residência Artística para Escritores do Instituto Sacatar (Ilha de Itaparica) com um projeto de longa-metragem. Foi curadora dos projetos de longa de ficção do Cabíria Prêmio de Roteiro (2021). Em 2020 foi o primeiro lugar no PROAC para desenvolvimento de roteiro de ficção com o projeto Instinto Materno. Na Abrolhos Filmes desenvolveu a pesquisa de Chico Rei Entre Nós, vencedor da Mostra SP como melhor documentário. Trabalhou na Repórter Brasil na produção e co-roteiro de um documentário sobre uso de agrotóxicos e na produção de um documentário sobre o Massacre de Pau Darco (PA). Estudou documentário na Escuela Internacional de Cine y TV em Santo Antonio de los Baños (Cuba). Tem graduação em jornalismo (2004-2007) e formação complementar ainda em roteiro de série de TV na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Pré-requisitos:
Estudantes de audiovisual, profissionais da área, interessados no tema, em cinema, arte, literatura.