Com curadoria da pesquisadora Paula Kimo, seleção tem 16 filmes realizados Grande-BH, em sessões gratuitas no Cine Sesc Palladium seguidas de rodas de conversa com convidados especiais

A 17a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte acontece de 26 de setembro a 1o de outubro e tem dentro de sua vasta programação a mostra “A Cidade em Movimento”, dedicada a filmes independentes realizados em Belo Horizonte e região metropolitana que tenham, de alguma forma, diálogo direto com seu entorno geográfico. Em 2023 são 16 títulos exibidos em cinco sessões definidas por determinados recortes e acompanhadas de bate-papos com os realizadores, realizadoras e convidadas. A curadoria é da pesquisadora e cineasta Paula Kimo.

Em 2023, a temática proposta é “Olhar o Horizonte”, pensada a partir da percepção da curadora de que, após uma década desde as Jornadas de Junho e de tantos acontecimentos políticos, econômicos e sociais que deixaram o Brasil em crises constantes, hoje, mesmo com obstáculos ainda adiante, “é possível abrir a janela, olhar o horizonte e retomar a caminhada”, conforme Paula Kimo. Diante dessa visão para um futuro em andamento, a curadoria convocou filmes que partissem desse tipo de premissa.

“Por mais que o horizonte possa representar o limite visual, é ele que nos convida ao movimento de expansão e devolve às imagens o compromisso de refletir as realidades e fabricar outros futuros”, reflete a curadora. A seleção inclui um longa, um média e quatorze curtas-metragens que mesclam suas imagens às conversas que permeiam a cena política e audiovisual de Belo Horizonte. Atenta aos sinais dos tempos e à poética que acompanha o movimento político contemporâneo, a “Cidade em Movimento” mostra celebra o segundo ano de retomada das sessões presenciais num contexto político que restabelece a esperança, o olhar e o desejo pelo amanhã.

A seleção convida a “encontrar caminhos no horizonte, no desejo, achar os direitos conquistados e agora em processo de retomada. Reconhecer a cidade, seus filmes e ir além de onde a vista alcança como gesto de encontro com aquilo que é plural, como forma de imaginar e habitar o coletivo, a arte e a vida”, diz Paula. As exibições acontecem no Cine Sesc Palladium, sempre acompanhadas de uma roda de conversa com convidados especiais.

A primeira sessão da mostra A Cidade em Movimento, no dia 27 (quarta-feira), é intitulada “Cidade: substantivo feminino?” e exibe os filmes “Sobre Ruas e Interseções”, de Ludmilla Cabral e Laryssa Helena, e “7giras Passageiras”, de Denise dos Santos, Luana Costa e Michelle Sá. Ambos trazem ao debate os temas da arte urbana e da mobilidade na perspectiva do corpo feminino e do corpo não-binário. O bate-papo será com a DJ e produtora musical Black Josie.

No dia 28 (quinta-feira), a sessão “Além de onde a vista alcança” exibe filmes que assumem trajetos pelo espaço, pela palavra e pela performance, no trabalho da arte que abre frestas e caminhos para outras formas de olhar e sentir. “A Escuta de Angelus”, de Lucas Antônio Pereira Morais; “Céus de Maio”, do QUANDO Coletivo; “Estudo para uma Pintura: O Lavrador de Café”, de desali e rafae dos santos; e “Rua sem Nome, No. Desconhecido”, de Marcus Nascimento, são os curtas-metragens da série, que serão comentados pela curadora e produtora artística Flaviana Lasan.

“MultipliCIDADE” é o nome da série 3, que exibe os curtas “A Ficha Caiu”, de Rodneia Nogueira Duarte, “C:/Lixeira”, de Arthur Quadra, “Lapso”, de Caroline Cavalcanti, e “Bolha”, de Leandro Wenceslau, com sessão no dia 29 (sexta-feira) e bate-papo com a assistente social e articuladora sociocultural Fernanda Patuá. O centro dos filmes são as formas de perceber e escrever a própria história diante de horizontes possíveis e imaginados, em produções que trazem várias juventudes acompanhadas de suas questões.

No sábado, dia 30, o documentário em longa-metragem “Filme de Luta: Histórias de Ocupações Urbanas em Belo Horizonte” retoma memórias da resistência em sete ocupações urbanas da capital, por territórios que expandem a noção de cidade a partir de seus moradores. O filme, assinado pela Comissão de Comunicação e Cultura MLB-MG, ainda abre espaço para as relações entre cultura, arte e política na luta e conquista do direito à moradia. A sessão, parte do recorte “Ocupar a cidade, habitar a vida”, será comentada numa conversa com Joviano Maia, arte-educador, ativista, advogado popular e urbanista.

Por fim, na série 5, intitulada “Retomar o fio da história”, estão reunidos mais quatro curtas-metragens: “Delírio Elegante”, de Eduardo DW, “A Fila da Mudança”, de Amanda Dias, “Dia 30 em Atos”, de Gabriel Bispo, e “Enquanto a Terra Empina o Céu”, de Julia Maria. O bate-papo será com Renato Negrão, poeta e arte-educador, no dia 1 (domingo).

SOBRE A 17ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

O CINEMA BRASILEIRO EM CONEXÃO COM O MERCADO INTERNACIONAL E A CAPITAL MINEIRA


A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 17ª edição entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro de 2023. O evento promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional e se apresenta como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países.

A CineBH prevê em sua programação a oferta de atividades oferecidas gratuitamente ao público: exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, masterclasses, debates e painéis, promoção do fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual numa programação abrangente e gratuita.

***

A 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 14º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2023 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).

Link para fotos

https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: brasilcinemundi/cinebh / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Site oficial do evento: cinebh.com.br

SERVIÇO

17a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
26 de setembro a 1º de outubro de 2023

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
ESTE EVENTO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE

Patrocínio: ITAÚ, PREFEITURA DE BELO HORIZONTE, MATER DEI, COPASACEMIG/GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: SESC EM MINAS, CASA DA MOSTRA, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CIRCUITO PRAÇA DA LIBERDADE, FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS
MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL – UNIÃO E RECONSTRUÇÃO

***