A abertura da 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte aconteceu na noite de terça-feira, dia 26 de setembro, e lotou os dois andares do Cine Theatro Brasil Vallourec. Estavam reunidos cineastas, produtores, jornalistas, críticos e espectadores em geral para acompanhar o início do evento que, nos próximos seis dias, torna a cidade a capital do cinema latino-americano.

A temática “Território(s) da Latinidade” foi ilustrada em vídeos e depoimentos que exaltaram a importância do cinema no continente e o recorte escolhido para compor a programação da Mostra esse ano.

O destaque da noite foi a homenagem ao cineasta Rafael Conde e à atriz e dramaturga Yara de Novaes, que receberam o Troféu Horizonte da organização da Universo Produção. A dupla mineira trabalhou junta em diversos projetos e destacaram essa união ao agradecerem o tributo.

“É uma homenagem a todos os técnicos e artistas que trabalharam com a gente nesses anos todos”, disse Conde. “Os festivais da Universo são responsáveis pela consolidação do cinema brasileiro e eu agradeço especialmente ao programa Brasil CineMundi”. A referência de Conde foi ao fato de seu novo longas-metragem, “Zé”, ter sido projeto do CineMundi, encontro de coprodução realizado durante a CineBH, no ano de 2015.

Por sua vez, Yara de Novaes exaltou o espaço teatral, onde ela começou sua carreira, como “um lugar pra gente se encontrar, e não vamos desistir nunca dessa possibilidade dos encontros”. Yara relembrou justamente seu encontro com Conde, que “gerou tantos outros ao longo das nossas carreiras e que vão durar para sempre”.

A noite se concluiu com a exibição de “Zé”, que tinha parte da equipe na plateia e foi visto em pré-estreia em Belo Horizonte.


SOBRE A 17ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

O CINEMA BRASILEIRO EM CONEXÃO COM O MERCADO INTERNACIONAL E A CAPITAL MINEIRA

A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 17ª edição entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro de 2023. O evento promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional e se apresenta como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países.

A CineBH prevê em sua programação a oferta de atividades oferecidas gratuitamente ao público: exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, masterclasses, debates e painéis, promoção do fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual numa programação abrangente e gratuita.


A 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 14º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2023 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).

Link para fotos

26092023_Foto_Leo_Lara_IMG_7252

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: brasilcinemundi/cinebh / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Site oficial do evento: WWW.CINEBH.COM.BR

SERVIÇO
17ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
26 de setembro a 1º de outubro de 2023
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
ESTE EVENTO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE

Patrocínio: ITAÚ, MATER DEI, PREFEITURA DE BH, COPASA, CEMIG/GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: SESC EM MINAS, CASA DA MOSTRA E CIRCUITO DA LIBERDADE/FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO/GOVERNO DE MINAS GERAIS
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS
MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL – UNIÃO E RECONSTRUÇÃO