Em bate-papo na manhã de quarta-feira, 27/9, o coordenador curatorial da 17ª CineBH, Cléber Eduardo, apresentou algumas de suas ideias e métodos sobre o processo de construir a programação do festival. Ao seu lado estavam Ester Fér e Leonardo Amaral, integrantes da equipe de curadoria.

De imediato, Cléber esclareceu que o recorte latino-americano da CineBH veio para ficar, como uma decisão de formato, e não ocasional. A edição de 2023 é a segunda a adotar o viés da América Latina e a primeira com uma mostra competitiva, chamada de Território. A tendência para os próximos anos é de que a CineBH se consolide num lugar de referência para o audiovisual latino que dá atenção a filmes menos badalados do continente.

“Quando vim fazer a curadoria da Mostra, tive a intuição de que uma camada de filmes latino-americanos não estava tendo circulação nos principais festivais de cinema no mundo. A minha primeira interrogação é se existiam determinados caminhos para se chegar aos festivais no caso de uma produção da América Latina”, comentou Cléber.

Ele contou que o desafio da curadoria foi identificar o que era tido como mais bem-aceito em filmes latinos nos grandes festivais, principalmente europeus, e trazer uma proposta distinta a isso. “Como apresentar a internacionalização latino-americana num festival realizado em Belo Horizonte? Era preciso levar em consideração uma série de fatores, entre eles o própio local de realização da mostra e como ela conversa com a cidade”.

Um dos recortes objetivos na Mostra Território é que, em caso de coproduções, o país primário deveria ser da América Latina, para evitar a “europeização” dos filmes selecionados. A boa surpresa foi constatar que muitos títulos firmam parceria com países vizinhos, mantendo a economia criativa dentro do continente. A Argentina é o país que mais aparece em coproduções com outros.

A curadora Ester Fér pontuou que historicamente existe dificuldade de diálogo entre o Brasil e outros países latino-americanos, por motivos de idioma e muito por conta do processo de formação da indústria cultural em cada nação. “Ainda existe a ideia de que seria preciso sair para outros países e depois voltar ao seu território e ser reconhecido. Mas é importante fortalecer os laços no continente dentro de nossas diferenças e aproximações nesse território ampliado que é a América Latina”, disse, em relação à internacionalização do cinema no continente.


SOBRE A 17ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

O CINEMA BRASILEIRO EM CONEXÃO COM O MERCADO INTERNACIONAL E A CAPITAL MINEIRA

A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 17ª edição entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro de 2023. O evento promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional e se apresenta como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países.

A CineBH prevê em sua programação a oferta de atividades oferecidas gratuitamente ao público: exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, masterclasses, debates e painéis, promoção do fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual numa programação abrangente e gratuita.


A 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 14º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2023 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).

Link para fotos

Debate Curadoria

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: brasilcinemundi/cinebh / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Site oficial do evento: WWW.CINEBH.COM.BR


SERVIÇO

17ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

26 de setembro a 1º de outubro de 2023

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

ESTE EVENTO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE

Patrocínio: ITAÚ, MATER DEI, PREFEITURA DE BH, COPASA, CEMIG/GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, CASA DA MOSTRA E CIRCUITO DA LIBERDADE/FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO/GOVERNO DE MINAS GERAIS

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS
MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL – UNIÃO E RECONSTRUÇÃO


ASSESSORIA DE IMPRENSA

Universo Produção – Laura Tupynambá– (31) 3282.2366 – imprensa@universoproducao.com.br

Jozane Faleiro – (31) 992046367 – jozane@luzcomunicacao.com.br

Wandra Araújo – (31) 999645007 – imprensa@luzcomunicacao.com.br

Eliz Ferreira – (11) 991102442 – eliz@atticomunicacao.com.br

Valéria Blanco – (11) 991050441 – atticomunicacao1@gmail.com

Produção de textos: Marcelo Miranda e Luz Comunicação