Alunos e educadores serão beneficiados com programação que une cinema e educação através da exibição de filmes e debates. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 13 de setembro pelo site www.cinebh.com.br

Escolas de Belo Horizonte e Região Metropolitana já podem se inscrever no programa Cine-Expressão – A Escola vai ao cinema. A iniciativa integra a 17ª Mostra CineBH e pretende aproximar o universo cinematográfico de crianças, adolescentes e educadores da rede pública através das sessões Cine-escola. Instituições de ensino interessadas podem se inscrever gratuitamente até o dia 13 de setembro pelo site cinebh.com.br. A 17ª edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, será realizada entre os dias 26 de setembro a 1º de outubro, com diversas atividades gratuitas para todas as idades e públicos

Crianças e adolescentes, de cinco a 14 anos, poderão assistir a produções nacionais voltadas para sua faixa etária, e participar de um bate-papo sobre os filmes e os temas neles abordados. “A conexão entre cinema e educação, duas linguagens que se enriquecem mutuamente, é uma das vertentes da Mostra CineBH. Nossa expectativa é criar um espaço de confraternização, instigar a sensibilidade das crianças e adolescentes, formar público e multiplicar conhecimentos a partir dos filmes que serão exibidos. As escolas de Belo Horizonte e região estão convidadas a participar deste projeto que traz o audiovisual como ferramenta didática multidisciplinar e que tem o poder de encantar o público”, ressalta Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora da CineBH. 

Ao todo, serão seis sessões de cinema com 13 filmes brasileiros que apresentam temas universais e educativos para a formação de crianças e jovens. Os filmes serão exibidos em três espaços da cidade – Grande Teatro Sesc Palladium, Teatro Sesiminas e Cine Santa Tereza – nos dias 22, 28 e 29 de setembro. Todas as sessões são exclusivamente para as escolas previamente inscritas.

As escolas participantes recebem o material pedagógico de cada filme elaborado exclusivamente para o programa com o intuito de contribuir para o debate e a reflexão na sala de aula sobre os temas e abordagens que os filmes oferecem em suas histórias.

EM CARTAZ, NO CINE-ESCOLA

As sessões do Cine-escola foram organizadas por grupos de faixas etárias com a exibição de filmes alinhados com desenvolvimento emocional e ludicidade de cada idade. Elas são divididas para crianças entre 5 e 7 anos, 8 a 10 anos, 11 a 13 anos e uma sessão para os jovens a partir de 14 anos.

Para as crianças de 5 a 7 anos foram escolhidos quatro curtas: “Sobre Amizades e Bicicletas” (PR), de Júlia Vidal, a animação de Rodrigo Vulcano e Lucas Lima, “João no Reino de Papelão” (SP); “A Baleia Mágica” (SP), animação de Douglas Alves Ferreira, e, por fim, a obra de ficção “Super-heróis” (DF), de Rafael Andrade. As sessões serão realizadas na sexta, 22 de setembro, às 14h, no Grande Teatro Sesc Palladium e na quinta, 28 de setembro, às 14h, no Cine Santa Tereza.

A outra faixa etária é para atender crianças de 8 a 10 anos que terão a oportunidade de assistir a quatro curtas: o filme “Amei te ver” (SP), de Ricardo Garcia; “O Monstro do Pântano do Sul” (SC), de Marki Martinz; a animação “Teo, o menino azul” (SP), de Hygor Amorim; e “A Bola da Vez” (GO), de Elder Patrick. As sessões serão na quinta, 28 de setembro, às 8h, no Cine Santa Tereza e na sexta, 29 de setembro, às 14h, no Teatro Sesiminas.

Já para a faixa etária de 11 a 13 anos, os filmes serão exibidos na sexta-feira, 22 de setembro, às 8h30 no Grande Teatro Sesc Palladium. Para esse grupo foram selecionados os curtas: “Bolha” (MG), de Leandro Wenceslau; “Pedro I” (CE), de Leo Silva; o documentário “Marlon” (RJ), de Ludmila Curi, e “A menina e o mar” (RJ), de Gabriel Mellin.

Para a faixa etária a partir de 14 anos será exibido o documentário longa-metragem de Daniel Gonçalves, “Meu nome é Daniel” (RJ), na sexta, 29 de setembro, às 8h no Teatro Sesiminas.

PROGRAMAÇÃO POR ESPAÇO

GRANDE TEATRO SESC PALLADIUM

22 de setembro de 2023 – sexta-feira

Sessão 1 – 8h30 | Faixa etária: 11 a 13 anos

Sessão 2 – 14h | Faixa etária: 5 a 7 anos

CINE SANTA TEREZA

28 de setembro de 2023 – quinta-feira

Sessão 1 – 8h | Faixa etária: 8 a 10 anos

Sessão 2 – 14h | Faixa etária: 5 a 7 anos

TEATRO SESIMINAS

29 de setembro de 2023 – sexta-feira

Sessão 1 – 8h | Faixa etária: 11 a 13 anos

Sessão 2 – 14h | Faixa etária: 8 a 10 anos

SOBRE O PROGRAMA CINE-EXPRESSÃO – A ESCOLA VAI AO CINEMA 

O mundo passa por transformações sociais profundas, ancoradas em conquistas tecnológicas cotidianas, transformando os meios audiovisuais nas principais formas de comunicação e expressão, um instrumento formador de opinião e de comportamento. Nos meios audiovisuais hoje incluímos o cinema, vídeo, TV, internet, jogos eletrônicos, a videoarte e os múltiplos usos da fotografia e novas mídias.

O desafio de todos os educadores contemporâneos é tornar a sala de aula tão atraente quanto o mundo fora da escola, com seus inúmeros estímulos audiovisuais. Aliar a prática dos professores com as modernas ferramentas de ensino é tarefa de todos os que se preocupam com a melhoria na aprendizagem dos nossos alunos. 

Entender o audiovisual como janela sobre as relações sociais do mundo, como ferramenta multidisciplinar na sala de aula e ação complementar do projeto pedagógico são diretrizes do Cine-Expressão – A Escola Vai ao Cinema – um programa socioeducacional-cultural com foco na formação do cidadão, a partir da utilização do audiovisual no processo pedagógico interdisciplinar.

É uma iniciativa que possibilita conscientizar, sensibilizar e envolver o universo educacional no contexto do audiovisual, através da promoção de sessões cine-escola, cine-debates, lançamento de livros, encontros e debates dirigidos a estudantes e educadores. Estimula o uso do audiovisual no processo pedagógico, promove encontros e debates do público estudantil  de diversas comunidades e idades com as produções audiovisuais brasileiras.

SOBRE A 17ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

O CINEMA BRASILEIRO EM CONEXÃO COM O MERCADO INTERNACIONAL E A CAPITAL MINEIRA


A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 16ª edição entre os dias 20 e 25 de setembro de 2022. O evento promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional e se apresenta como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países.

A CineBH prevê em sua programação a oferta de atividades oferecidas gratuitamente ao público: exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, masterclasses, debates e painéis, promoção do fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual numa programação abrangente e gratuita.

***

A 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 14º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2022 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).

Link para fotos

https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: brasilcinemundi/cinebh / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Site oficial do evento:  www.cinebh.com.br

SERVIÇO

17a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

26 de setembro a 1º de outubro de 2023

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

ESTE EVENTO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE

Patrocínio: REDE MATER DEI DE SAÚDE

Parceria Cultural: SESC EM MINAS

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL – UNIÃO E RECONSTRUÇÃO